Alunos de escola municipal fazem apresentação no saguão da Prefeitura
Coral com alunos da Escola Municipal Maria Carmelita Vilela Magalhães, do Projeto “Um Canto em Cada Canto”, faz apresentação no “Mês do Servidor”
Nesta segunda-feira (16), às 14 horas, alunos do Projeto “Um Canto em Cada Canto”, patrocinado pela Secretaria Municipal de Cultura, por meio do Programa Municipal de Incentivo à Cultura (Promic), se apresentam no saguão da Prefeitura de Londrina. Serão 60 alunos, da Escola Municipal Maria Carmelita Vilela Magalhães, que fica na região central.
O evento faz parte da programação do “Mês do Servidor”, que, durante todo o mês de outubro, traz diversas ações voltadas aos funcionários do Município. A iniciativa de incluir a apresentação do coral nos eventos do “Mês do Servidor” foi da Secretaria Municipal de Educação (SME), como uma homenagem aos servidores.
O repertório apresentado pelo coral de alunos trará cinco músicas e a duração da apresentação será de 15 a 20 minutos. Os servidores poderão prestigiar o trabalho desenvolvido pelo projeto, em parceria com a SME, que tem, inclusive, reconhecimento internacional.
Para a professora da rede municipal, Élbia Retamera Porto Lopes, cedida ao projeto, a realização do “Um Canto em Cada Canto” nas escolas municipais é um privilégio que a Secretaria pode oferecer às crianças. “É um projeto importantíssimo. Trabalha a concentração, disciplina, além da educação musical. Muda a postura da criança em sala de aula e desenvolve cognitivamente também”, completou.
“Um Canto em Cada Canto” – O projeto existe desde 2002, atuando, hoje, em 19 escolas da rede municipal de Londrina, atendendo alunos de 3º a 5º ano do ensino fundamental. O principal objetivo é realizar uma prática educativa de iniciação musical por meio do canto em grupo, os corais, dentro do próprio ambiente escolar. Busca promover atividades socializadoras que desenvolvam o respeito à participação do outro, entre outros valores. Ao todo, aproximadamente 1.100 crianças participam dos corais. Além do patrocínio por meio do Promic, o projeto também possui convênio com a SME e, durante os 15 anos de atuação, já atendeu cerca de 10 mil alunos da rede municipal.