Londrina sedia Seminário Desenvolvimento do Território Rural
Objetivo foi discutir a integração dos municípios da Amepar em um território único
Nesta sexta-feira (27), a Associação dos Municípios do Médio Paranapanema (Amepar) realizou o primeiro Seminário Desenvolvimento do Território Rural. O encontro foi desenvolvido no Centro de Difusão e Tecnologia do Instituto Agronômico do Paraná (CDT-IAPAR), localizado na Rodovia Celso Garcia Cid, 375.
O objetivo foi discutir a integração dos municípios da Amepar em um território único para facilitar a viabilização ao acesso em programas e investimentos disponibilizados pelo Ministério da Agricultura, a fim de incrementar melhorias no ambiente, na economia e na sociedade.
O secretário municipal de Agricultura e vice-prefeito, João Mendonça, esteve presente e falou sobre a união dos municípios para conquistar mais recursos e políticas públicas para todos. “A importância desta proposta vem ao encontro com o que a gestão pensa, que todos juntos podem mais. A união dos municípios mostra a ajuda mútua de todos que estão interessados em utilizar as mesmas ferramentas para o desenvolvimento das políticas para a área rural”, frisou.
A ideia para a realização do encontro surgiu do evento “Trate bem o seu solo”, realizado em 3 de agosto. Entende-se que a união dos municípios em um território é considerada uma ferramenta indispensável para o desenvolvimento de políticas públicas que reflitam as necessidades e demandas coletivas.
Para o chefe regional do Núcleo Regional de Londrina da Secretaria da Agricultura e Abastecimento, Antonio Carlos Barreto, é importante que os prefeitos da Amepar participem do encontro, porque nele foi debatido a importância da junção dos municípios em um território único, seus benefícios, como se constituem os territórios, como se conduz a constituição, se a formação de um único território é o suficiente para a região da Amepar e outras questões.
“A criação de um território visa o fortalecimento dos municípios, porque quando eles se agregam em grupo têm maior força política. O Estado já está dividido em territórios levando-se em consideração as características e a realidade de cada local. Isso é importante porque juntos eles conseguem diminuir custos e podem utilizar os técnicos e profissionais especializados de outros municípios, além de parcerias e consórcios”, explicou Barreto.
Estiveram presentes o presidente da Amepar e prefeito de Centenário do Sul, Luiz Nicácio; representantes do Iapar, o gerente regional do Institucional do Instituto Paranaense de Assistência Técnica e Extensão Rural (EMATER), Sérgio Carneiro, o deputado federal, Alex Canziani, deputado estadual, Tiago Amaral, e lideranças municipais.