Crianças da Escola Cláudia Rizzi visitam Estância Jabuti
Este é o segundo ano que a unidade escolar leva os alunos da região norte para conhecerem, na prática, diversos animais e vegetais
Nesta sexta-feira (10), as crianças do primeiro ano da Escola Municipal Cláudia Rizzi vão visitar a Estância Jabuti, localizada na Estrada da Cegonha, 2,4 Km. A saída está prevista para as 13h15, em frente a sede da escola, que fica na Rua Ibraim Soubhia, 320, no Jardim Parati. O retorno está previsto para as 17 horas.
Durante a tarde, cerca de 60 alunos vão conhecer na prática diversos animais de pelo e de penas, de grande e pequeno porte. Eles terão acesso a aves, galinhas e pintinhos, cavalos e potros, vacas leiteiras e o próprio jabuti, que dá nome ao local. Além disso, eles aprenderão mais sobre plantações, cuidados com hortas e estufas e poderão conhecer engenhos de cana-de-açúcar.
“As crianças poderão ver na prática o que elas aprenderam durante o ano inteiro na disciplina de Ciências da Natureza. A parte dos vegetais é mais acessível visivelmente para elas porque temos horta na escola, mas o conhecimento acerca dos animais fica mais abstrato, mais em livros e imagens ilustradas. Agora, visitando a estância eles poderão ver e tocar nos animais e tirar leite de vaca, por exemplo. É uma forma de enriquecer o conhecimento dos alunos e eles se divertem muito”, explicou a supervisora da escola, Valéria Pimenta Martins Silva.
A atividade integra o aprendizado obtido sobre o reino animal e vegetal, na disciplina de Ciências da Natureza, parte obrigatória do currículo escolar do 1º ano do ensino fundamental. A aula sobre os animais e vegetais é ministrada pelos monitores do parque, mas todos os alunos serão acompanhados também pela supervisora da escola e professores regentes daquele ano.
No parque, há roteiros pedagógicos com intuito de chamar a atenção dos pequenos. Para isso, eles fazem paradas nas estações temáticas que contam com uma estrutura científica e visual necessária para tratar do assunto. Entre elas, as crianças conhecerão a “Nave do Conhecimento”, a “Casa do Jabuti”, a “”Fábrica de Aves” e a “Estação da Pedra Lascada”. No ano passado, foi a primeira vez que as crianças participaram da atividade na Estância Jabuti.