Transformações urbanas de Londrina na década de 1950 são retratadas em livro
Período importante para o desenvolvimento da cidade é abordado em fotografias de Oswaldo Leite, primeiro fotógrafo contratado pela Prefeitura de Londrina
Na década de 1950, Londrina vivia o auge da era do café e, naquela época ainda muito jovem, o município passou por um período de importantes transformações em sua paisagem urbana. Este cenário de mudanças impactantes é o foco central do livro “Transformações urbanas: a Londrina da década de 1950 pelas fotografias de Oswaldo Leite” (EDUEL, 224 páginas), dos pesquisadores Paulo César Boni e Rosana Reineri Unfried, ambos filiados ao Grupo de Pesquisa Comunicação e História do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq). O lançamento irá ocorrer na próxima quarta-feira (29), às 20 horas, no Museu Histórico de Londrina Padre Carlos Weiss.
Com prefácio do jornalista Widson Schwartz, o livro sublinha o período profícuo que Londrina teve nos anos 50 e lança o leitor a uma incursão imagética à história da cidade, sendo que o material foi baseado no trabalho fotográfico de Oswaldo Leite. Ele foi o primeiro fotógrafo contratado pela Prefeitura de Londrina e responsável por documentar fotograficamente todas as obras públicas executadas pelo Município na década em questão, que representou uma fase produtiva e de importantes feitos pelo poder público.
Nesse período, ocorreram grandes obras de infraestrutura, como abastecimento de água, saneamento, abertura de ruas e avenidas, pavimentadas com paralelepípedos ou asfalto, e construção de importantes obras que se tornaram marcos referenciais em Londrina, entre as quais o Lago Igapó, a Concha Acústica, a Rodoviária (atual Museu de Arte), o Aeroporto e outras. Também nessa década, o crescimento financeiro advindo da produção de café na região impulsionou o processo de verticalização na área central e o surgimento de casas de luxo e grandes espaços residenciais no município. Tudo isso aparece no material, que traz fotos e informações inéditas, além de histórias curiosas sobre a Londrina dos anos 50.
Para o professor Paulo Cesar Boni, do Departamento de Comunicação da UEL, o livro fornece aos leitores um material rico, inédito e que se tornará uma referência de pesquisa muito útil para o cidadão londrinense, atraindo estudantes, professores, pesquisadores, historiadores, fotógrafos e pessoas que se interessam pela história da cidade. “Acredito que o resultado foi muito positivo e gratificante. Conseguimos retomar, por meio de imagens, uma época de intenso desenvolvimento de Londrina em vários campos. O livro resgata a memória da cidade, preservando e valorizando sua identidade. Considero um presente para Londrina, que está prestes a completar 83 anos”, destacou.
Boni contou que, na fase de produção do livro, todas as pesquisas e contextualizações históricas surgiram a partir de uma fotografia. Foi através da imagem que os autores buscaram as referências documentais e entrevistaram pessoas que vivenciaram e construíram a história de Londrina nessa década. “Em alguns dos casos, foram meses percorrendo a cidade atrás de locais, informações e pessoas que pudessem nos levar ao caminho correto. Com isso, foi possível contextualizar as histórias e publicar apenas aquilo que foi checado e comprovado como fato verdadeiro”, informou.
Ao todo, o livro reúne mais de 40 fotos de obras fotografadas por Oswaldo Leite, falecido em 1995. O sétimo e último capítulo é dedicado ao autor de todas as fotografias utilizadas no projeto e conta um pouco mais sobre sua história e a de sua família.
Produção – O projeto de pesquisa e levantamento de dados do livro teve início em 2012. Ao todo, foram mais de cinco anos de trabalho, com intervalos durante esse período. “Esse foi o processo mais demorado de todas as produções de livro que eu já fiz ou de que participei”, contou Boni, que chega ao seu 14º livro lançado, sendo sete deles sobre Londrina e outros sete de fotografias.
Mais de 40 pessoas que foram entrevistadas tiveram seus depoimentos registrados no livro, que contou com a contribuição de diversos profissionais e funcionários do antigo Departamento de Obras da Prefeitura de Londrina, que acompanharam a realização das obras naquela época. As conversas ocorreram com engenheiros, topógrafos, diretores e ocupantes de cargos de chefia. Além disso, muitos moradores das regiões onde as obras foram instaladas pelo Município foram encontrados e puderam colaborar com histórias e curiosidades.
O filho de Oswaldo Leite, Otacílio Leite, também ajudou fornecendo informações e materiais para pesquisas. Ele mora em Londrina e participará do lançamento do livro, juntamente com outras pessoas que foram entrevistadas para o livro.
Alguns exemplares do livro serão cedidos pelos autores à Biblioteca Pública Municipal de Londrina e à Universidade Estadual de Londrina, entre outros espaços públicos da cidade.
Fotos inéditas – Bem diferente do que ocorre nos dias atuais, na década de 50 as fotografias feitas pela Prefeitura não eram produzidas para serem encaminhadas à imprensa, sendo utilizadas para fins de prestação de contas e como documentos comprobatórios das obras executadas e seu acompanhamento. Dessa forma, grande parte do acervo de Oswaldo Leite permanece inédita e o livro terá o privilégio de publicá-las pela primeira vez.
Como comprar – No dia do evento, o material será vendido ao preço promocional de R$ 30,00. Posteriormente, estará à venda na Livraria da UEL (campus universitário) e na Livraria Curitiba do Shopping Catuaí por R$ 40,00.
Foto: Ilustrativa