Prefeito recebe proposta de Plano Municipal de Segurança Pública
Apresentação do projeto foi feita hoje (27), pela Defesa Social, em uma reunião do Gabinete de Gestão Integrada Municipal (GGIM)
O prefeito de Londrina, Marcelo Belinati, se reuniu, na tarde desta segunda-feira (27), em seu gabinete, com representantes das forças de segurança da cidade para a realização de mais uma atividade do Gabinete de Gestão Integrada Municipal (GGIM). No encontro, Marcelo recebeu o documento da proposta do Plano Municipal de Segurança Pública, que está sendo desenvolvido pela Secretaria Municipal de Defesa Social. Trata-se de uma ferramenta que busca identificar a problemática dos crimes que ocorrem em Londrina e, por meio do compartilhamento de informações e do trabalho integrado das forças municipais, aponta planos de ação para trazer soluções e garantir a segurança da população.
De acordo com o prefeito, a intenção é fortalecer a atuação integrada entre todas as entidades e corporações da área de segurança pública, para que os cidadãos de Londrina tenham à disposição mais serviços efetivos de qualidade. “O mais importante de tudo é estimular cada vez mais essa união das forças de segurança da nossa cidade, que já vem dando bons resultados na redução dos índices de criminalidade. O trabalho em conjunto e os debates terão continuidade e a Prefeitura está disposta a ajudar no que for preciso”, comentou.
Segundo o secretário municipal de Defesa Social, Evaristo Kuceki, Londrina está em dia com a realização das reuniões exigidas pelo Ministério da Justiça. Ele também salientou que a união de trabalhos oriundos da parceria da Guarda Municipal com a Polícia Militar, por exemplo, já vem sendo produtivo e, em breve, permitirá ações como o registro de boletim de ocorrência de forma integrada. “O Plano de Segurança ainda não está concluído, é algo que será discutido detalhadamente em cada órgão participante, que poderá analisar o conteúdo e dar suas contribuições. A parceria que já temos com as polícias militar e civil vem gerando um resultado muito bom. Já compartilhamos serviços juntos, inclusive com patrulhamento de rádio, e temos uma Patrulha Rural hoje totalmente integrada. A união das forças permitirá que sejamos mais eficientes no combate à criminalidade”, afirmou.
Na reunião, o diretor administrativo da Secretaria Municipal de Defesa Social, Valdir Roque de Lima, fez a apresentação da proposta do Plano Municipal de Segurança Pública aos representantes das corporações e autoridades presentes. O esboço do Plano reúne as ações feitas a partir das reuniões já realizadas anteriormente, as ações integradas entre órgãos internos como a CMTU, Secretaria Municipal de Fazenda e Procuradoria-Geral do Município, com órgãos estaduais, além das possibilidades de soluções para problemas relacionados à segurança em Londrina. Traz, ainda, uma proposta de mapeamento para o monitoramento feito por câmeras, e ações de integração específicas para a Patrulha Rural, Patrulha Maria da Penha, cumprimento de mandados, ação integrada de fiscalização urbana, fiscalização de rotina e captura de animais, entre outros pontos.
Lima ressaltou que o Plano será a linha mestra para as ações estratégicas de segurança e tem como principal objetivo colocar em prática soluções para a prevenção e combate à criminalidade e a redução da violência, tornando os trabalhos mais efetivos e, com isso, oferecer mais bem estar à população. A aplicação do Plano no município deverá ser feito pela Defesa Social, Polícias Militar, Civil, Federal e Rodoviária Federal, Receita Federal, Ministério Público, coordenação da Região Metropolitana de Londrina (COMEL), Consórcio Intermunicipal de Segurança Pública e Cidadania de Londrina e Região (Cismel) e a sociedade civil, por meio das associações.
Participaram da reunião representantes dos órgãos de segurança supracitados e que integram as atividades do Gabinete de Gestão Integrada Municipal (GGIM). Também estiveram presentes as secretárias municipais do Ambiente, Roberta Queiroz, e de Educação, Maria Tereza Paschoal de Moraes, a juíza da 6ª Vara Criminal de Londrina (Vara Maria da Penha), Zilda Romero, e a promotora de justiça Susana de Lacerda.
Fotos: N.com