Destaques

Prefeito recebe proposta de Plano Municipal de Segurança Pública

20171127 153026

Apresentação do projeto foi feita hoje (27), pela Defesa Social, em uma reunião do Gabinete de Gestão Integrada Municipal (GGIM)

 

O prefeito de Londrina, Marcelo Belinati, se reuniu, na tarde desta segunda-feira (27), em seu gabinete, com representantes das forças de segurança da cidade para a realização de mais uma atividade do Gabinete de Gestão Integrada Municipal (GGIM). No encontro, Marcelo recebeu o documento da proposta do Plano Municipal de Segurança Pública, que está sendo desenvolvido pela Secretaria Municipal de Defesa Social. Trata-se de uma ferramenta que busca identificar a problemática dos crimes que ocorrem em Londrina e, por meio do compartilhamento de informações e do trabalho integrado das forças municipais, aponta planos de ação para trazer soluções e garantir a segurança da população.

De acordo com o prefeito, a intenção é fortalecer a atuação integrada entre todas as entidades e corporações da área de segurança pública, para que os cidadãos de Londrina tenham à disposição mais serviços efetivos de qualidade. “O mais importante de tudo é estimular cada vez mais essa união das forças de segurança da nossa cidade, que já vem dando bons resultados na redução dos índices de criminalidade. O trabalho em conjunto e os debates terão continuidade e a Prefeitura está disposta a ajudar no que for preciso”, comentou.

20171127 150858Segundo o secretário municipal de Defesa Social, Evaristo Kuceki, Londrina está em dia com a realização das reuniões exigidas pelo Ministério da Justiça. Ele também salientou que a união de trabalhos oriundos da parceria da Guarda Municipal com a Polícia Militar, por exemplo, já vem sendo produtivo e, em breve, permitirá ações como o registro de boletim de ocorrência de forma integrada. “O Plano de Segurança ainda não está concluído, é algo que será discutido detalhadamente em cada órgão participante, que poderá analisar o conteúdo e dar suas contribuições. A parceria que já temos com as polícias militar e civil vem gerando um resultado muito bom. Já compartilhamos serviços juntos, inclusive com patrulhamento de rádio, e temos uma Patrulha Rural hoje totalmente integrada. A união das forças permitirá que sejamos mais eficientes no combate à criminalidade”, afirmou.

Na reunião, o diretor administrativo da Secretaria Municipal de Defesa Social, Valdir Roque de Lima, fez a apresentação da proposta do Plano Municipal de Segurança Pública aos representantes das corporações e autoridades presentes. O esboço do Plano reúne as ações feitas a partir das reuniões já realizadas anteriormente, as ações integradas entre órgãos internos como a CMTU, Secretaria Municipal de Fazenda e Procuradoria-Geral do Município, com órgãos estaduais, além das possibilidades de soluções para problemas relacionados à segurança em Londrina. Traz, ainda, uma proposta de mapeamento para o monitoramento feito por câmeras, e ações de integração específicas para a Patrulha Rural, Patrulha Maria da Penha, cumprimento de mandados, ação integrada de fiscalização urbana, fiscalização de rotina e captura de animais, entre outros pontos.

Lima ressaltou que o Plano será a linha mestra para as ações estratégicas de segurança e tem como principal objetivo colocar em prática soluções para a prevenção e combate à criminalidade e a redução da violência, tornando os trabalhos mais efetivos e, com isso, oferecer mais bem estar à população. A aplicação do Plano no município deverá ser feito pela Defesa Social, Polícias Militar, Civil, Federal e Rodoviária Federal, Receita Federal, Ministério Público, coordenação da Região Metropolitana de Londrina (COMEL), Consórcio Intermunicipal de Segurança Pública e Cidadania de Londrina e Região (Cismel) e a sociedade civil, por meio das associações.

Participaram da reunião representantes dos órgãos de segurança supracitados e que integram as atividades do Gabinete de Gestão Integrada Municipal (GGIM). Também estiveram presentes as secretárias municipais do Ambiente, Roberta Queiroz, e de Educação, Maria Tereza Paschoal de Moraes, a juíza da 6ª Vara Criminal de Londrina (Vara Maria da Penha), Zilda Romero, e a promotora de justiça Susana de Lacerda.

 

Fotos: N.com

Etiquetas
Mostrar mais

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo
Compartilhamentos