Unidade de Saúde da Vila Casoni aborda combate à dengue
Agentes de endemias vão trabalhar a conscientização da população sobre as doenças transmitidas pelo Aedes aegypti
Agentes de endemias vão trabalhar a conscientização da população sobre as doenças transmitidas pelo Aedes aegypti
Nesta terça-feira (9), os agentes municipais de endemias vão até a Unidade Básica de Saúde Dr. Newton Leopoldo da Câmara, na Vila Casoni. A partir das 8 horas, eles vão conversar com os pacientes que aguardam atendimento, na sede da unidade, na Avenida Dez de Dezembro, nº 580.
O objetivo é fazer um trabalho de conscientização não apenas sobre a dengue, mas com as demais endemias que são transmitidas pelo mosquito Aedes aegypti. Por isso, eles levarão uma exposição educativa com larvários e materiais explicativos. Assim, eles falarão sobre a dengue, a febre chikungunya, o zika vírus e a febre amarela.
Os dois agentes ficarão até as 14 horas na unidade conversando com os pacientes. “Nossa intenção é mostrar aos cidadãos que o mosquito Aedes aegypti transmite não só a dengue, que é uma doença viral, mas outras como a zika, a chikungunya e a febre amarela”, disse a coordenadora em endemias, Fabiane Cordeiro da Luz.
Além disso, de 8 a 12 de janeiro, a intenção dos agentes municipais de endemias é dar início aos trabalhos de campo do primeiro Levantamento Rápido de Infestação do Aedes aegypti (LIRAa). Ele embasará as ações técnicas de combate à dengue na cidade. Após a realização da inspeção de imóveis na área urbana, as amostras serão levadas a exames laboratoriais. Somente com o recebimento dos resultados laboratoriais em mãos, a Secretaria Municipal de Saúde deve divulgar a pesquisa.