Trânsito na Avenida Waldemar Spranger está liberado
Prefeitura investiu R$ 3.380.894,43 na execução do Lote 5; ao todo, projeto Arco-Leste somará quase R$ 16,5 milhões em melhorias no sistema viário de Londrina
Na manhã desta sexta-feira (5), a Prefeitura de Londrina, por meio da Secretaria Municipal de Obras e Pavimentação (SMOP), liberou o trânsito na Avenida Waldemar Spranger, na região sul de Londrina. A liberação foi possível devido à finalização das obras de melhorias do Lote 5, do Arco Leste, que será uma via alternativa de acesso à Harry Prochet.
O Lote 5 engloba a travessia das chácaras abaixo da barragem do Lago Igapó interligando a Avenida Waldemar Spranger ao trevo da Cooperativa Agro-Industrial de Londrina (Cativa) até a PR-445. Em todo o percurso foi feita a duplicação das vias, a construção de galerias pluviais, meio-fio, pavimentação, realocação de postes de iluminação e da rede elétrica e nova sinalização viária. Também foi recapeado um trecho de aproximadamente três quarteirões, nas duas pistas da Waldemar Spranger, mais os recapes das ruas Albânia e Bélgica.
De acordo com o secretário de Obras e Pavimentação em exercício, Fernando Tunouti, essa melhoria vem trazer muitos benefícios aos motoristas. “Existia um afunilamento na Avenida Almeida Garret, que agora será desviado para o trecho 5 do Arco-Leste, pois todos os carros que vinham das Avenidas Duque de Caxias e Inglaterra poderão pegar o Arco-Leste seguindo para a região da Harry Prochet e da Avenida Higienópolis. A pista liberada hoje é uma via duplicada nos dois sentidos, o que dará mais agilidade ao trânsito, principalmente nos horários de pico”, explicou.
O sentido da Rua Almeida Garret, em frente à barragem do Lago Igapó, continuará como está, pois os técnicos do Instituto de Pesquisa e Planejamento Urbano de Londrina (IPPUL) devem realizar um estudo sobre o comportamento do trânsito na região, para então sugerir ou não modificações.
A obra contou com investimento total de R$ 3.380.894,43, sendo que R$ 169.044,72 são recursos próprios e o restante advém do Fundo de Garantia do Tempo de Serviço (FGTS), através do Programa Pró-Transporte. A empresa executora das obras foi a KRB Construtora de Obras Ltda e os trabalhos perduraram 15 meses.
Projeto Arco-Leste – O projeto Arco-Leste é um grande empreendimento para a cidade de Londrina. Ele prevê a execução de cinco trechos distintos, que quando finalizados impactarão toda a cidade. Eles auxiliarão no descongestionamento do trânsito gerado na rotatória da barragem do Lago Igapó, sendo uma opção de acesso às rodovias 369 e 445, passando por trás do Aeroporto Governador José Richa e se encaixando abaixo do viaduto da Avenida Waldemar Spranger na PR 445. Além disso, ele será uma opção para quem vem de Ibiporã e Jataizinho, por exemplo, em sentido às universidades de Londrina.
Fases em andamento – Neste momento, a Prefeitura de Londrina está finalizando as obras no trecho 4 do projeto, que conectará a Rua Charles Lindemberg à Avendida das Américas, passando por trás do Parque Municipal Arthur Thomas. Os servidores da Secretaria Municipal de Obras e Pavimentação estão iniciando o remanejamento de toda a rede elétrica para, então, fazerem a instalação de luminárias e dos postes de luz.
Esse serviço, se tudo transcorrer dentro do prazo, deve levar de duas a três semanas para ser encerrado. Após esse serviço, o trecho será liberado para o tráfego de veículos. No trecho 4, o Município investiu R$ 986.581,85 provenientes da mesma operação de crédito do trecho 5.
Este ano, a expectativa é que se iniciem as obras do trecho 1, que interliga a Avenida dos Pioneiros à Marginal Sul da BR-369. Para isso, os servidores municipais estão trabalhando com as liberações das desapropriações de terras por onde passarão as vias. É preciso que todas as desapropriações estejam concluídas para que a Caixa Econômica Federal libere os recursos para o início das obras. Nessa etapa, eles somarão R$ 2.844.320,51. A intenção é que as obras durem 11 meses.
Como funcionará – O trecho do Lote 05 foi o primeiro a ser liberado do Projeto Arco-Leste. Ao todo, o projeto inclui a passagem do trecho da barragem, Almeida Garret e Harry Prochet, passando pelo Mercadão da Harry Prochet, conectando com a Rua Albania, chegando à Rua Portugal (que já existe), atravessando o semáforo da Avenida Dez de Dezembro chega-se à Avenida Charles Lindemberg, que fica atrás do Parque Municipal Arthur Thomas (Trecho 4 que está em fase de finalização).
Ligando-se o trecho 4, chega-se à Avenida das Américas, que já está pavimentada. Paralelamente ao Aeroporto Governador José Richa será feita uma pista duplicada que o contornará e chegará à Avenida Robert Koch.
Na Avenida Robert Koch será feita uma rotatória, que seguindo-a, o motorista passará em frente à Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR), onde será finalizada a duplicação da avenida até a rotatória que dá acesso ao empreendimento da MRV. Atravessando-a, trecho será duplicado e será construída uma rotatória.
Todos os trechos somados representam um investimento de R$ 16.402.621,14 do município com financiamento do Fundo de Garantia do Tempo de Serviço (FGTS), através do Programa Pró-Transporte. Este investimento, além de melhorar o fluxo do trânsito na cidade estimulará a instalação de novos empreendimentos e pontos comerciais.
Fotos: Vivian Honorato e Paulo Jr