Cidade

SEMA distribui mudas de árvores

População pode receber gratuitamente mudas de várias espécies como Cerejeira, Canelinha, Dedaleira, Quaresmeira, entre outras

 

sema.mudas.ARQUIVO.PAs pessoas que desejarem receber mudas de árvores gratuitamente e deixar sua residência, rua e bairro mais bonitos podem requerê-las na Secretaria Municipal de Ambiente (SEMA). O pedido pode ser feito na sede da SEMA, de segunda a sexta-feira, das 12h às 18h, na Rua da Natureza, 155, Jardim Piza.

Aqueles que preferirem podem ir direto ao Parque Ecológico João Milanez, na Antiga Fazenda Refúgio, para abrir um pedido e retirar a muda. O Viveiro Municipal Maria Cristina Ferraz Bonato fica aberto de segunda a sexta-feira, das 7h às 13h. Para fazer o pedido, basta ter em mãos um documento pessoal e preencher o pedido de doação.

Os técnicos da SEMA orientam sobre o local onde serão plantadas as mudas, os cuidados necessários para o crescimento sadio da árvore, qual a melhor espécie para cada tipo de localização (se próxima a fiação elétrica ou rede de água e esgoto), entre outras informações relevantes.

Todos os tipos de espécies utilizadas na arborização urbana podem ser encontradas no Viveiro Municipal de Londrina como, Cerejeira Japão, Dedaleira, Quaresmeira, Canelinha, Alecrim-De-Campinas, Oiti, Santa Barbara, Plátanos, Jacaranda, entre outras.

Segundo o engenheiro agrônomo e diretor operacional da Sema, Paulo Roberto Guilherme, as mudas são doadas de acordo com os benefícios que podem oferecer a cada localidade como sombra, massa verde e umidade ao meio ambiente. “Com a evapotranspiração, uma árvore média perde através de suas folhas cerca de 300 litros de água para o ar, aumentando muito a umidade do ambiente e melhorando a qualidade do ar nas ruas da cidade. Por isso, em localidades com poucas árvores, geralmente, tem-se mais pessoas com problemas respiratórios”, explicou.

sema.mudas.ARQUIVO.2As árvores de grande porte podem perder até 500 litros de água para o ambiente. As menores perdem cerca de 200 litros. Com isso, elas tornam o ambiente mais fresco e úmido. Dependendo do espaço onde elas serão plantadas, o munícipe pode receber até quatro mudas. Caso a doação seja para as associações de bairro, fundos de vale, praças, chácaras e outros locais com grande área, não há um limite fixo. Nesses espaços podem ser plantadas mudas frutíferas como de Grumixama, Pintanga, Jabuticabeira, Gabiroba, Calabura, Uvaia e outras.

Somente no ano passado, a SEMA plantou 1.600 mudas pelas ruas e avenidas, doou outras 4.119 mudas para o plantio em áreas urbanas e 4.391 mudas de árvores nativas para fundos de vale, chácaras e mata ciliar. Além disso, os técnicos também estudam a possibilidade de construir um espaço adequado dentro da sede da SEMA. Com cerca de 30 metros quadrados, o viveiro armazenará mudas de árvores para a entrega e retirada das mesmas. Atualmente, todos devem retirar as mudas no Viveiro Municipal de Londrina.

Sobre o Viveiro Municipal – O Viveiro Municipal foi inaugurado em novembro de 2011. Nele são cultivadas cerca de 30 mil mudas de plantas, árvores e flores. Destas, aproximadamente 15 mil mudas são específicas para a arborização urbana. As doações podem ser feitas para o plantio em residências, chácaras, praças ou para associações de bairro. O local oferece mudas de espécies utilizadas na arborização urbana e de frutíferas.

Etiquetas
Mostrar mais

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo
Compartilhamentos