Saúde promove exposição de endemias na UBS União da Vitória
Ação será nesta quinta-feira (18); trabalho de campo para o 1º LIRAa de 2018 foi retomado, e foram divulgados os números da dengue
A Secretaria Municipal de Saúde realiza, nesta quinta-feira (18), das 8h30 às 14 horas, uma exposição de diversas endemias, em frente à Unidade Básica de Saúde (UBS) União da Vitória. O objetivo é conscientizar a comunidade a respeito das ações de combate à dengue e outras doenças. A unidade fica localizada na Rua 19 de Abril, 55, Jardim União da Vitória, região sul.
A iniciativa é realizada pela Coordenação de Controle de Endemias, em parceria com a UBS da região. Segundo a agente de Endemias, Cristina Gomes Torquato, serão levados os mostruários do bicho barbeiro (doença de Chagas), caramujo africano (meningite), escorpião e ciclo da esquistossomose, além do larvário, que demonstra o ciclo do Aedes aegypti, a maquete do quintal certo e errado e materiais lúdicos, que simbolizam alguns criadouros. A população também receberá informações sobre leishmaniose, uma doença infecciosa causada por parasitas do gênero Leishmania.
Também serão distribuídos panfletos com orientações, e serão levados cartazes faixas sobre o tema. “Nossa intenção é conscientizar a população a respeito do combate ao Aedes aegytpi, transmissor da dengue e outras doenças, bem como informar a comunidade sobre como se prevenir das endemias”, explicou a agente de Endemias.
A orientação é para que a comunidade verifique, pelo menos duas vezes por semana, seus quintais e casas, a fim de eliminar ou vedar recipientes que podem acumular água, servindo de criadouros. Os maiores focos do Aedes aegypti são encontrados dentro do quintal das pessoas, como em vasos de plantas, bebedouros dos animais, lixos, entre outros.
1º LIRAa – A Secretaria Municipal de Saúde retomou, na última segunda-feira (15), o trabalho de campo necessário para fazer o 1º Levantamento Rápido de Infestação do Aedes aegypti (LIRAa) de 2018. A previsão é de que a coleta encerre até sábado (20).
Aproximadamente 200 agentes municipais de endemias e do Ministério da Saúde atuarão no levantamento. A visita é feita em imóveis residenciais e comerciais, além de construções e terrenos baldios, de 195 localidade da zona urbana.
Após a realização da inspeção de imóveis, as amostras de larvas recolhidas serão levadas a exames laboratoriais. Com o resultado do levantamento, que permite identificar a situação da infestação, os agentes de endemias elaborarão estudos e planejamento que orientarão os trabalhos nas áreas mais afetadas da cidade.
Números da dengue – A Secretaria Municipal de Saúde divulgou, nesta quarta-feira (17), o relatório semanal com os dados sobre a dengue em Londrina. Do início do ano até o momento, foram registradas 88 notificações relacionadas à doença. Todas estão em andamento, aguardando o resultado de exames laboratoriais.
Foto: Arquivo