Embaixador e cônsul-geral do Japão visitam Londrina
Comitiva esteve na Prefeitura, e foi recebida pela chefia de Gabinete; objetivo principal da visita é estreitar os laços entre o Brasil e o Japão
Na manhã desta sexta-feira (26), o embaixador do Japão no Brasil, Akira Yamada, e o cônsul-geral do Japão, Hajime Kimura, estiveram na Prefeitura de Londrina, onde foram recepcionados pelo chefe de Gabinete, Bruno Ubiratan, e outros representes do executivo. Além de Londrina, a comitiva visitará as cidades de Rolândia e Maringá, até domingo (28), a fim de estreitar os laços entre a comunidade nipo-brasileira, principalmente do norte do Paraná.
O embaixador salientou que Londrina e o norte do Paraná são muito importantes, tanto pela representatividade da comunidade japonesa quanto economicamente. Ele também lembrou que este ano será comemorado o 110º aniversário da imigração japonesa no Brasil, por isso serão realizadas diversas festividades. “Quero contar com apoio dos amigos do Brasil e Japão para festejarmos este aniversário e também pretendo aproveitar a oportunidade para fortalecer os laços, de cooperação e amizade, entre o Brasil e o Japão e com a comunidade nikkey do Brasil”, ressaltou.
O cônsul-geral, Hajime Kimura, frisou que o objetivo da visita é estreitar, cada vez mais, a relação entre o Japão e Londrina, principalmente por meio da comunidade japonesa. “Queremos fortalecer esta amizade e, para isso, temos feitos muitas atividades, contando com apoio da Associação Cultural e Esportiva de Londrina (ACEL) e Aliança Cultural Brasil-Japão do Paraná”, disse.
O deputado federal Luiz Nishimori, que convidou o embaixador para conhecer o norte do Paraná no ano passado, destacou que a intenção principal é que a comitiva conheça o potencial da região no cenário nacional, especialmente as cidades de Londrina e Maringá. “Pela primeira vez o embaixador Yamada faz uma visita oficial a região, então nós pretendemos mostrar o potencial econômico, turístico e cultural que temos, bem como a brilhante agricultura da região, além de conhecer a comunidade nipo-brasileira de Londrina, Maringá e Rolândia”, contou.
O chefe de Gabinete, Bruno Ubiratan, enfatizou que é de grande importância para a cidade receber a cúpula japonesa, no que diz respeito ao fortalecimento da aliança entre Londrina e o Japão. “Nessa visita eles adiantaram a possibilidade de Londrina receber uma fábrica de doces, que era algo que o prefeito Marcelo Belinati, quando foi para o Japão, no ano passado, deu abertura”, informou.
Ubiratan acrescentou ainda que a Prefeitura se coloca como parceira para apoiar as comemorações dos 110 anos da imigração japonesa no Brasil. “Esta gestão tem dado total apoio a eventos como este, que atraem impostos, geram empregos e visibilidade a Londrina, além de promover entretenimento à população”, apontou.
Após deixarem o prédio da Prefeitura de Londrina, a comitiva seguiu para uma visita à Praça Tomi Nakagawa. Na sequência, as autoridades foram recepcionadas em um almoço, promovido pela Aliança Cultural Brasil-Japão do Paraná, onde o prefeito em exercício, João Mendonça, esteve presente. Depois, seguiram para Rolândia e Maringá, onde permanecerão até domingo (28).
Também estiveram presentes na visita à Prefeitura o vice-cônsul do Japão, Yuma Kobayashi; o vice-cônsul do Japão (responsável pela segurança) Kentaro Omiya; os vereadores Jairo Tamura e Eduardo Tominaga; o secretário municipal de Cultura, Caio Julio Cesaro; o diretor de Turismo do Instituto de Desenvolvimento de Londrina, Codel, Fabian Trelha; o presidente executivo da Aliança Cultural Brasil Japão do Paraná, Hiroshi Kamiguchi e o presidente do Conselho Deliberativo, Ricardo Rikichi Origassa.
Compareceram ainda o presidente da ACEL, Pedro Hiroshi Sato; representando a Brasil Soka Gakkai Internacional (BSGI), Carlos Nakano Junior; a professora do Núcleo de Estudos da Cultura Japonesa da Universidade Estadual de Londrina (UEL), Estela Okabayashi Fuzii; o presidente da Associação Paranaense de ex-bolsistas Brasil-Japão (Apaex), Toshihiko Tan; o diretor do Jornal Nipo, Paulo Maeda; a chefe do escritório regional da Secretaria de Estado da Família e do Desenvolvimento Social, Deise Tokano, entre outras autoridades.
Fotos: Vivian Honorato