Cidadão

Conselho Municipal dos Direitos do Idoso realiza primeira reunião do ano

Conselheiros montarão plano de ações para 2018, além de debater questões sobre os direitos da pessoa idosa

 

IdosoCentroOeste.arquivoO Conselho Municipal dos Direitos do Idoso (CMDI) realizará, nesta quinta-feira (1º), às 8h30, a primeira reunião do ano. O encontro será no Centro de Convivência da Pessoa Idosa (CCI) da região oeste, localizado na Rua Serra Pedra Selada, 111, no Jardim Bandeirantes.

Entre as pautas da reunião, está a apresentação dos recursos recebidos pelo Fundo Municipal dos Direitos do Idoso (FMDI) durante o recesso, além de reiteração de decisões já debatidas anteriormente sobre a prioridade para aplicação do dinheiro em projetos.

A presidente do CMDI, Luciana Ferreira Alvarez, afirmou que outros temas também serão debatidos e reforçados, como a questão da violência financeira que costuma afetar a população idosa. “O Conselho e a Secretaria do Idoso já trabalham frequentemente essa questão preventiva, oferecendo, por exemplo, palestras sobre educação financeira nos CCIs”, contou.  

Segundo Luciana, a população idosa sofre muito com isso, especialmente por parte de empresas financeiras. “Queremos retomar essa discussão, e planejar a promoção de ações de conscientização da sociedade em geral, além de métodos de prevenção a esse tipo de assédio”, completou.

Durante o encontro, as comissões do Conselho montarão, ainda, seu cronograma de trabalho e planejamento de ações para 2018. “Daremos andamento e continuação aos trabalhos iniciados no ano passado. Tivemos grandes avanços em 2017, e queremos continuar esse ano, fomentando ações em prol dos direitos da pessoa idosa, e dando andamento a ações prioritárias já debatidas em reuniões anteriores”, destacou a presidente do CMDI.

Sobre o Conselho – O CMDI foi instituído pela Lei nº 7.841, de setembro de 1999, e conta com 22 membros, mais seus respectivos suplentes. Entre os objetivos do Conselho, estão a formulação da política de promoção, proteção e defesa dos direitos do idoso e o estabelecimento de prioridades de atuação e de definição da aplicação dos recursos públicos federais, estaduais e municipais destinados às políticas sociais básicas de atenção ao idoso. É também de responsabilidade do órgão o gerenciamento do Fundo Municipal dos Direitos do Idoso.

Etiquetas
Mostrar mais

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo
Compartilhamentos