Cultura retoma o projeto “Toda Quinta tem História”

Nesta semana, a ação será realizada na Biblioteca Infantil de Londrina; a atividade é gratuita
A Diretoria de Bibliotecas, da Secretaria Municipal de Cultura, retoma nesta semana o projeto “Toda Quinta Tem História”, implantado em 2017. Na quinta-feira (22), das 14 às 16 horas, será trabalhado o texto “O Pequeno Príncipe”, na Biblioteca Infantil de Londrina, localizada na Praça 1º de Maio, 110, centro. A atividade é gratuita e qualquer pessoa pode participar, não sendo necessário fazer inscrição.
A narração e dramatização serão desenvolvidas pelo artista plástico e professor Paulo Tio, voluntário do Sistema de Bibliotecas Públicas. Para tornar a história mais interativa, a narração conta com recursos e adereços como fantasias, bonecos, fantoches e materiais para representar os personagens do livro.
O projeto “Toda Quinta tem História” iniciou no ano passado, com o objetivo de inserir o livro, de maneira prazerosa, no cotidiano da criança. A ideia é oferecer, de forma periódica, atividades de contação de histórias para a comunidade londrinense, estimulando a leitura e ocupando os espaços culturais da cidade.
Segundo a diretora de Bibliotecas da Secretaria Municipal de Cultura, Leda Maria Araújo, o projeto democratiza o acesso ao livro, à leitura e à literatura, além de levar a criança ao mundo da imaginação, o que possibilita diversas reflexões e uma formação integral do ser. “Por exemplo, reflexões a respeito do bem e do mal, do mundo em que vivemos, sobre os familiares, entre outras. Além disso, o livro tem o poder de curar sentimentos e emoções”, frisou.
O livro desta semana, “O Pequeno Príncipe”, é uma obra literária do escritor francês Antoine de Saint-Exupéry. O livro debate a perda da inocência e fantasia ao longo dos anos, conforme as pessoas vão crescendo e abandonando a infância. Mesmo sendo considerado uma literatura para crianças, a obra é marcada pelo seu alto teor filosófico e poético.
Sobre o projeto – Nos primeiros dez meses do “Toda Quinta tem História” cerca de mil pessoas participaram das ações que ocorrem semanalmente, às quintas-feiras, em seis unidades do Sistema de Bibliotecas de Londrina, em diferentes regiões da cidade. Além disso, cerca de 20 escolas municipais participaram do projeto em 2017, que também recebeu escolas particulares, além de grupos de outras instituições e pessoas da comunidade em geral.




