Guarda Municipal capacita agentes para o gerenciamento do sistema de rádio

Objetivo é melhorar a integração e a eficiência da comunicação da GM por meio de novo sistema
A Guarda Municipal de Londrina está promovendo um curso de capacitação para agentes que serão responsáveis pelo gerenciamento e manutenção do sistema de rádio e comunicação da corporação. As aulas tiveram início na última segunda-feira (19) e continuam sendo realizadas até esta sexta-feira (23), das 8 às 18 horas, na sede do Consórcio Intermunicipal de Segurança Pública e Cidadania de Londrina e Região (Cismel). O objetivo é fornecer os conhecimentos necessário para que os guardas municipais possam operar com eficácia o novo sistema de comunicação da GM, que está ativo desde janeiro de 2018.
Ao todo, 9 guardas estão participando da capacitação que é composta por aulas teóricas e práticas envolvendo os conceitos de gestão e funcionamento do sistema de rádio digital, registro das informações, gerenciamento de chamadas, como operar a transmissão, identificação de falhas, entre outros aspectos. Há cerca de 15 dias, os guardas receberam um primeiro curso com orientações específicas sobre o funcionamento e manuseio dos novos aparelhos de rádio.
Após a aquisição do sistema, no final de 2017, o Município conta com 10 rádios portáteis para uso dos guardas municipais e outros 7 rádios móveis que estão instalados em viaturas. Tanto a aquisição dos equipamentos, já em atividade, como a instalação do sistema de comunicação foram viabilizados por meio de convênio firmado entre a Secretaria Municipal de Defesa Social e o Cismel. A parceria também contempla a realização de cursos para os profissionais da GM.
De acordo com o secretário municipal de Defesa Social, Evaristo Kuceki, o sistema de rádio é de grande valia e representa um salto de qualidade para os serviços e atendimentos prestados pela Guarda Municipal em Londrina. “A ferramenta já demonstra ser muito importante na rotina diária, pois torna mais célere os atendimentos, melhora a comunicação interna e entre veículos, proporcionando mais segurança aos próprios agentes”, destacou.
Além disso, Kuceki disse que os aparelhos, por possuírem bom sinal de transmissão e serem práticos no manuseio, equipados com GPS, trazem mais agilidade aos trabalhos. “Isso facilita os posicionamentos da corporação e o fluxo de informação durante as ações, principalmente em casos de emergência. Antes, os guardas precisavam utilizar aparelhos de celular”, acrescentou.
O secretário ainda informou que, a partir de março, há a previsão de chegada de cerca de 50 equipamentos de rádio para a Guarda Municipal, também através da parceria com o Cismel.
Vantagens – O sistema será monitorado pelo Grupo de Comunicação e Monitoramento (GCOM) da Guarda Municipal, que já realiza a supervisão do controle de câmeras da corporação. Através do sistema, é possível a comunicação entre as viaturas da Guarda Municipal, que estarão em contato permanente com uma central, de onde serão acionados os veículos e guardas que estiverem atuando em qualquer região da cidade.
Para o guarda municipal Marco Pavan, que está participando do curso, as instruções sobre o controle e manutenção do sistema de rádio são importantes para fortalecer a integração e o trabalho de retaguarda da GM. “Com isso, é possível adquirir os conhecimentos necessários para melhorar o gerenciamento da comunicação e a eficiência dos serviços que são prestados à comunidade”, acredita.
O instrutor deste curso de capacitação, João Victor Santos Bissoli, engenheiro da empresa que forneceu o sistema de rádio à GM, frisou que os guardas municipais estão aprendendo a utilizar corretamente o sistema. Segundo ele, pelos novos aparelhos de rádio é possível identificar detalhadamente, e de forma prática, um histórico de quantidade de chamadas, sua origem, a ocorrência de falhas no sistema, bem como ter acesso aos comandos básicos de alarme e transmissão.
Fotos: Vivian Honorato




