Cidade

Município faz reunião para iniciar elaboração de Plano Municipal de Resíduos Sólidos

Encontro terá formação de comitês; objetivo é criar um grupo de trabalho para elaborar documento e aprimorar a gestão de resíduos em Londrina

 

A Secretaria Municipal do Ambiente (Sema) realiza na próxima terça-feira (27), às 9 horas, no Auditório da Prefeitura de Londrina, uma reunião para iniciar a elaboração do Plano Municipal de Gestão Integrada de Resíduos Sólidos (PMGIRS). No encontro, será apresentado o Comitê Diretor e o Comitê de Sustentação que, juntos, irão trabalhar no levantamento e na sistematização das informações referentes à gestão de resíduos sólidos do município e elaborar um plano de gestão mais eficaz, visando reduzir o volume de resíduos que são enviados para aterro. A coordenação das atividades ocorre em parceria com a Companhia Municipal de Trânsito e Urbanização (CMTU). O Auditório da PML fica no segundo andar da sede administrativa, situada na Avenida Duque de Caxias, 635.

Na abertura da reunião, haverá apresentação aos participantes do termo de referência para o processo de elaboração do Plano. Após a definição das comissões, começará a ser feita a articulação dos próximos passos para os trabalhos dos grupos. O Município enviou um ofício de convocação a diversas entidades de Londrina, visando a ampla participação e a total transparência das ações.

As entidades interessadas devem confirmar sua presença até esta sexta-feira (23), enviando ofício de indicação de um membro titular e um suplente. Aqueles órgãos que ainda não receberam o convite e queiram participar podem entrar em contato diretamente com a Sema, pelo telefone (43) 3372-4775.

De acordo com a secretária municipal do Ambiente, Roberta Queiroz, o PMGIRS é um instrumento previsto na Política Nacional de Resíduos Sólidos, por meio da Lei nº 12.305, de 2010. Ela disse que a intenção do Município é promover um planejamento e levantamento geral sobre a questão de resíduos sólidos urbanos em Londrina. “Através de um diagnóstico consistente, e elaborado de forma integrada, será instituído este Plano, que contemplará algumas áreas prioritárias para intervenção. Serão trabalhadas, além dos resíduos urbanos, ações voltadas a resíduos sólidos industriais, da saúde, saneamento, transportes e de resíduos agrossilvopastoris (zona rural)”, explicou.

Roberta afirmou que a falta de um plano municipal para resíduos sólidos é hoje um limitador que impede que a Prefeitura possa obter recursos extraordinários junto às esferas estadual e federal de governo. “Por isso, é importante ampliar os debates, fomentar as articulações de maneira democrática e consolidar o plano de ação que se pretende estabelecer. É importante haver uma visão crítica sobre o gerenciamento desses resíduos, criar as alternativas para melhorar os serviços já existentes, atrair investimentos e tecnologias para essa área, além de reforçar o processo permanente de educação ambiental com a sociedade”, destacou.

Comitês – O Comitê Diretor deste Plano Municipal será formado por representantes de secretarias e órgãos municipais detentores de informações a respeito da geração de resíduos, aos serviços de coleta, tratamento e destino de resíduos e à gestão dos recursos municipais referente a resíduos em Londrina. Este setor envolverá responsáveis por serviços de limpeza pública operacional, planos de resíduos, da área da saúde e da zona rural do município, entre outros.

Por sua vez, o Comitê de Sustentação será aberto para os representantes que são geradores de resíduos sólidos na cidade e prestadores de serviços ambientais referentes a essa área, como cooperativas de recicladores, de produção, empresas de destinção final, entre outras. As vagas também poderão ser preenchidas por membros de associações de moradores, instituições de ensino, conselhos de classe, sindicatos, além de órgãos públicos estaduais e federais. Neste contexto, serão trabalhadas articulações a respeito de ações envolvendo consultorias ambientais, aterros, compostagem, transporte e tecnologia, entre outros aspectos. Os dois comitês serão instituídos oficialmente por decreto municipal.

De acordo com a geógrafa do setor de Resíduos Sólidos da Sema, Mariza Pissinati, a reunião também servirá para a formação dos grupos de trabalho que integrarão o PMGIRS, no desenvolvimento de pesquisas e levantamentos de informações para a formulação de diagnósticos, e contribuição para os prognósticos que deverão ser feitos. “As ações dos grupos de trabalho serão desenvolvidas de acordo com o plano de trabalho que será instituído. Tais grupos irão atuar conforme as necessidades das demandas e serão distribuídos por segmentos”, contou.

Etiquetas
Mostrar mais

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo
Compartilhamentos