Mais de 50 servidores municipais participam do Projeto Integração
Encontro trouxe orientações sobre o Estatuto do Servidor, plano de saúde, previdência e outros temas relacionados ao serviço público
A Secretaria Municipal de Recursos Humanos realizou, na tarde desta terça-feira (27), novo encontro do Projeto Integração. A atividade reuniu 58 servidores municipais nomeados no período de setembro de 2017 a fevereiro deste ano. A ação ocorreu no Auditório da Prefeitura, localizado no segundo andar do prédio administrativo.
Para a secretária municipal de Recursos Humanos, Adriana Martello Valero, o encontro busca acolher os novos profissionais, repassando a eles o que representa ser um servidor municipal. “A integração é super importante porque é nesse momento que o novo servidor vai saber todo o escopo da entrada dele aqui, até os momentos que ele vai passar tais como carreira, saúde e segurança do trabalho dele, as questões relacionadas até a própria formalidade, direitos e deveres”, afirmou.
Durante sua apresentação, Adriana enfatizou a importância do trabalho de cada servidor para a comunidade e a cidade de Londrina. “No projeto Integração, a SMRH promove um apanhado geral de questões que são super importantes para que os servidores tenham uma boa vivência aqui na Prefeitura, e em outros locais onde ele for atuar”, frisou.
O presidente do Sindicato dos Servidores Públicos Municipais de Londrina (Sindserv), Marcelo Urbaneja, também participou do encontro, detalhando a importância da organização sindical na garantia de direitos.
O diretor de Desenvolvimento Humano da SMRH, Lucas Rigo Vercelhese de Almeida, tratou da atuação dos servidores municipais dentro dos princípios da Administração Pública, que são a legalidade, impessoalidade, moralidade, publicidade e eficiência. Almeida ressaltou que todo servidor público tem como dever prestar auxílio e serviços para a sociedade. “O ideal é que isso aconteça sem perder a empolgação e a motivação. Mesmo que seja algo temporário na sua carreira, lembrem-se de que vocês trabalham na maior empresa da cidade, então trabalhe com amor, fazendo a passagem de vocês por aqui valer a pena”, ressaltou.
O diretor da SMRH explicou ainda as formas de admissão para o cargo público municipal, como o teste seletivo e o concurso público. Citou também as ações afirmativas, como a reserva de vagas para pessoas portadoras de deficiência e afro-brasileiros, com base na lei municipal nº 11.952/2013.
Na sequência, o corregedor-geral do Município, Alexandre Trannin, explicou o papel da Corregedoria-Geral, que atua nos processos administrativos disciplinares. “No dia a dia do trabalho, atuem com bastante atenção, zelo e presteza, sem incidir no descumprimento do dever. Pode ocorrer de, no local de trabalho, vocês encontrarem servidores mal acostumados, com comportamentos que não são adequados ao serviço público. Se isso acontecer, não faça da mesma forma. A Corregedoria-Geral não está em todos os ambientes, mas vocês, que estão interessando agora, têm esse compromisso e essa função”, orientou.
Trannin apresentou ainda informações do Estatuto do Servidor, principalmente as penalidades aplicáveis ao servidor que descumprir sua função ou cometer práticas proibidas. “A Corregedoria-Geral está aberta a todos vocês, para receber dúvidas ou denúncias”, enfatizou.
O encontro trouxe também diretores da SMRH que abordaram questões relacionadas ao estágio probatório, atestados e licenças médicas, cartão ponto, entre outras. Uma equipe da Caixa de Assistência, Aposentadoria e Pensões dos Servidores Municipais de Londrina (Caapsml) explicou sobre o funcionamento da previdência e do plano de saúde.
Os 58 servidores que participaram desta edição do Projeto Integração são lotados nas secretarias municipais de Assistência Social, Recursos Humanos, Gestão Pública, Educação, Procuradoria-Geral, Administração dos Cemitérios e Serviços Funerários de Londrina (Acesf) e Núcleo de Proteção e Defesa do Consumidor (Procon-LD).
Fotos: Vivian Honorato




