Cidadão

Secretaria Municipal do Idoso inicia trâmites para oferecer projeto Casa Dia

Iniciativa irá atender pessoas idosas no período diurno, prestando acolhimento completo, das 8 às 17 horas, em dias úteis

 

A Secretaria Municipal do Idoso (SMI) está preparando o lançamento do edital de chamamento público para o projeto Casa Dia. A iniciativa busca oferecer atendimento diurno à população com idade igual ou superior a 60 anos, e foi aprovada pelo Conselho Municipal dos Direitos do Idoso de Londrina (CMDI) por meio da Resolução 010/2017.

O serviço, inédito na cidade, deverá prover atendimento aos idosos no período das 8 às 17 horas, em dias úteis, quando normalmente a família está ausente por motivos de trabalho ou estudo. Assim, a Casa Dia será um espaço físico de acolhimento, proteção e convivência para estes idosos cujas famílias não tenham condições de oferecer cuidados durante o período diurno ou em parte dele.

O chamamento público será voltado a firmar convênio entre o Município e entidades filantrópicas sediadas em Londrina, que possam oferecer o serviço. Dentre os critérios que serão exigidos para participação, está o registro no Conselho Municipal do Idoso ou da Assistência Social, estar com todas as certidões em dia, comprovar sua regularidade fiscal, entre outros aspectos.

Futuramente, serão estudados os critérios pela equipe da SMI para cadastro e triagem dos idosos que serão atendidos pelo projeto. A expectativa é iniciar o serviço ainda neste semestre.

Para a secretária municipal do Idoso, Nádia de Moura, trata-se de um projeto extremamente importante e urgente. “Pretendemos, com a Casa Dia, evitar institucionalizações desnecessárias, prevenir situações de risco pessoal de idosos que ficam sozinhos em casa e impedir o rompimento dos vínculos familiares, melhorando a qualidade de vida das famílias atendidas”, explicou.

A demanda pelo serviço de atendimento diurno foi identificada pela equipe de servidores da SMI durante os atendimentos prestados. Observou-se que 25% das famílias que procuram por vagas em instituições de longa permanência para idosos poderiam usufruir da Casa Dia, mantendo a convivência familiar no período noturno e fins de semana, em benefício da pessoa idosa. O serviço também é uma solicitação manifestada pela população em conferências municipais.

O projeto deverá oferecer aos idosos que permanecerem na Casa Dia refeições balanceadas, incluindo café da manhã, lanche da manhã, almoço e café da tarde; atividades recreativas e comunitárias, como atividades de lazer, arte, esporte, entre outros; e reuniões periódicas com os familiares. Nestes encontros, irá ocorrer o acompanhamento da evolução da pessoa idosa, prestadas orientações gerais e estímulo ao fortalecimento dos vínculos familiares.

Etiquetas
Mostrar mais

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo
Compartilhamentos