Cidade

Nomeada comissão para elaborar a seleção do Controlador-Geral do Município

Edital da Lista Tríplice para seleção de candidatos será conduzido por membros do Conselho Municipal de Transparência e Controle Social

 

Foi divulgada ontem, ontem (15), a nomeação dos membros designados para compor a comissão especial de elaboração do segundo edital da Lista Tríplice para escolha do Controlador-Geral do Município. A lista foi publicada no Jornal Oficial, edição 3.479, por meio da Resolução nº 001 do Conselho Municipal de Transparência e Controle Social de Londrina (CMTCSL), disponível para acesso no endereço www.londrina.pr.gov.br .

Foram nomeados para integrar a comissão especial os conselheiros Pilar Nadir Alvares Soldorio, Priscila França da Silva e Edson Aparecido Pedrozzo. Os três estarão à frente dos trabalhos para a criação do edital que irá estabelecer os prazos de inscrição, entrega de documentos e para recursos, além de todas outras informações necessárias dentro do fluxograma da fase de seleção. Os membros foram indicados após deliberação na 54ª Reunião Ordinária do CMTCSL, aprovada em plenário no dia 5 de março.

Neste mesmo encontro também foi aprovada a proposta de alteração do prazo atual de 60 dias para a realização e conclusão do processo de seleção, estabelecido pelo Decreto nº 1.655, que norteia e estabelece os procedimentos para a nomeação do Controlador-Geral do Município. O Conselho optou por estender o prazo para 120 dias e a proposta já foi encaminhada para a análise do Executivo.

O presidente do CMTCSL, Fábio Vinicius Molin, disse que a comissão tem um papel importante para iniciar o processo de seleção do novo Controlador, sendo que a expectativa do órgão é preencher todos os nomes da Lista Tríplice, que, após o encerramento de todas as etapas, será encaminhada ao prefeito Marcelo Belinati para a escolha final. “Será um processo trabalhoso e a intenção é atrair a participação dos servidores neste momento, ressaltando a importância que tem sua contribuição para que seja possível elaborar uma lista com nomes de pessoas capacitadas e que atendam aos critérios exigidos para a função. Dessa forma, todos saem ganhando e o município poderá colher bons frutos no trabalho de transparência e controle social”, afirmou.

Molin comentou que a proposta de alteração do prazo de conclusão da seleção foi aprovada para que haja um processo mais consistente de divulgação, uma vez que o processo requer a apresentação de propostas por parte dos servidores que se candidatarem, referentes ao mandato de quatro anos, além de sabatina para a escolha do nome. “Como também é necessário um rol de documentos extenso, além de outras especificidades, que os candidatos devem apresentar para estarem aptos, a intenção é proporcionar um tempo maior para a viabilização dos itens a serem exigidos, conforme normatiza o próprio Decreto 1.655”, explicou.

Controladoria-Geral – Antes de assumir a função de secretário municipal de Fazenda, em março de 2018, o ex-controlador-geral João Carlos Barbosa Perez ocupou este cargo por três anos e dois meses, tendo sido eleito pelo mesmo processo de seleção conduzido pelo Conselho Municipal de Transparência e Controle Social de Londrina (CMTCSL). Na ocasião, foi a primeira vez que a escolha do cargo ocorreu por meio de lista tríplice. Atualmente, a posição de Controlador-Geral do Município está sendo ocupada interinamente por Marcos Urbaneja.

Dentre os critérios para participar do processo de seleção, o servidor deverá comprovar no mínimo cinco anos de efetivo exercício em função ou cargo que exija os conhecimentos nas rotinas administrativas de âmbito do Controle Interno do Município. Além disso, é preciso possuir curso superior em Direito, Administração, Ciências Econômicas ou Ciências Contábeis.

Etiquetas
Mostrar mais

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo
Compartilhamentos