Saúde lança a 4ª etapa de vacinação contra a dengue nesta terça-feira (20)
Meta do município é vacinar 25 mil jovens que necessitam fazer a terceira dose, com idade entre 15 e 27 anos
Nesta terça-feira (20), às 9 horas, será realizada a solenidade de lançamento da quarta etapa de vacinação contra a dengue, no Colégio Estadual Padre Wistremundo Roberto Perez Garcia, na Rua Tanzânia, 110, no Parque Ouro Verde. A campanha é voltada, prioritariamente, às pessoas que precisam fazer a terceira dose da vacina, mas aquelas que necessitam receber a segunda dose também podem ser imunizadas.
Na solenidade está prevista a presença do secretário municipal de Saúde, Felippe Machado, e da superintendente de Vigilância e Saúde da Secretaria de Saúde do Estado do Paraná (SESA), de Curitiba, Júlia Valéria Ferreira Cordellini.
A meta em Londrina é vacinar 25 mil jovens que necessitam fazer a terceira dose, com idade entre 15 e 27 anos, público-alvo da vacinação. A campanha prosseguirá até o dia 28 de abril e as doses serão disponibilizadas em todas as Unidades Básicas de Saúde (UBSs) de Londrina – zona urbana e rural – de segunda a sexta-feira, das 7 às 19 horas.
Para ser imunizado, o cidadão precisa apresentar documento de identidade, que é obrigatório, e a carteira de vacinação. Para confirmar o recebimento das primeiras doses da vacina de dengue, a população pode ligar para o Disk Dengue, pelo telefone 0800-400-1893. O atendimento é feito de segunda a sexta-feira, das 8 às 14 horas.
O secretário municipal da pasta, Felippe Machado, destacou que a vacinação é uma ferramenta importante no combate à dengue. Para ele, a imunização dos jovens no ano passado contribuiu com a baixa circulação do vírus da dengue em 2017, já que pouco mais de 40 casos foram confirmados durante o ano. “Trata-se de uma ação preventiva assertiva, por isso vamos nos esforçar para conseguir imunizar estes jovens. Nosso desafio é conscientizar o público-alvo, pois esta faixa etária não tem o costume de buscar assistência à saúde”, frisou.
Segundo a coordenadora de Imunização da Secretaria Municipal de Saúde, Sônia Fernandes, o Município pretende continuar com as mesmas estratégias de imunização das campanhas anteriores. “Vamos procurar o público-alvo em escolas, universidades e instituições, por serem locais que concentram um número grande de jovens nessa faixa etária, além de procurá-los em suas residências”, informou.
Dia D – No dia 24 deste mês, das 8 às 14 horas, está na programação o “Dia D de Vacinação”, quando as unidades básicas de saúde da área urbana, assim como as de Guaravera e Lerroville, na região rural, estarão abertas realizando as seguintes ações: imunização contra a dengue e vacinação contra o HPV para meninos de 11 a 14 anos e meninas de 9 a 14 anos; coleta de citopatológico de colo de útero, exame clínico das mamas e solicitação de mamografia (se indicado).
No mesmo dia, o município montará uma barraca de vacinação contra a dengue no Calçadão, das 8 às 13 horas. O local exato ainda está sendo definido pela organização.
Sobre a vacina – A vacina tetravalente contra a dengue protege contra quatro subtipos virais da doença. As doses são fornecidas pela Secretaria de Estado da Saúde (SESA) e a vacina foi produzida por uma empresa francesa e aprovada pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), após 20 anos de pesquisas.
A imunização é completa após a aplicação de três doses, com intervalo de seis meses entre elas, e não podem ser aplicadas em conjunto com vacinas para outras doenças. Ela não pode ser aplicada em gestantes; mulheres que amamentam; pessoas com baixa imunidade congênita ou adquirida; e pessoas em tratamento com corticóides em dosagens elevadas e prolongadas.
Foto: Arquivo