Cidadão

Diálogo com integrantes do Conselho Municipal de Igualdade Racial

Eles estiveram com o prefeito e apresentaram solicitações com relação à Guarda Municipal e indicaram nomes para a Gestão Municipal da Igualdade Racial

 

movimento.negro.VPNa tarde desta terça-feira (21), o prefeito de Londrina, Marcelo Belinati, recebeu a presidente do Conselho Municipal de Promoção da Igualdade Racial (CMPIR), Claudia Ikandayo. Ela esteve acompanhada por Adilza Carvalho, militante do movimento negro e também pelos conselheiros Fátima Beraldo e Sidnei Santos. Durante o encontro, foi entregue um ofício com indicação de nomes para a Gestão Municipal de Promoção da Igualdade Racial de Londrina e um documento com temas ligados à Guarda Municipal.

Por meio de deliberação, feita em reunião extraordinária do Conselho, realizada ontem (20), foi indicada a servidora municipal Maria de Fátima Beraldo, para a função de Gestora Municipal de Promoção de Igualdade Racial. Também foram indicados nomes para que se forme uma Coordenadoria Municipal de Promoção da Igualdade Racial, composta por Adilza R.C de Oliveira, Marisa Aparecida Martins e Carlos Delfino, todos integrantes do funcionalismo municipal.

Um documento entregue pelo grupo, com relação à Guarda Municipal, inclui pedido de esclarecimentos e providências sobre o episódio que culminou com a morte de Matheus Ferreira Evangelista, de 18 anos, no dia 11 de março.

Também foi solicitada a criação de uma ouvidoria independente e composta por representantes públicos e civis, que acompanhem as ações e ampare as vítimas e testemunhas de violências e intimidações. Também foi questionado a necessidade do uso de armas pela corporação.

O prefeito afirmou que defende um amplo debate com a sociedade sobre papel da Guarda Municipal, que pode culminar com o fim do policiamento preventivo realizado atualmente. Ele também ressaltou que o Município está fazendo revisão de processos e de procedimentos com o intuito de melhorar a GM. Com relação a Gestão Municipal de Promoção de Igualdade Racial, Marcelo afirmou que vai buscar atender ao que foi solicitado e, em 10 dias, serão dadas as respostas ao que foi pedido, incluindo um local para funcionamento da Gestão.

 

Foto: Vivian Honorato

Etiquetas
Mostrar mais

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo
Compartilhamentos