Educação realiza mutirão para preenchimento de vagas na rede municipal
Pais e responsáveis devem procurar a Central Única de Vagas, das 8h às 17h, nesta sexta-feira (23) e sábado (24)
Pais e responsáveis devem procurar a Central Única de Vagas, das 8h às 17h, nesta sexta-feira (23) e sábado (24)
Para dar agilidade ao processo de matrícula de crianças com zero a três anos de idade, a Secretaria Municipal de Educação deu início a um mutirão de entrevistas com os pais e responsáveis pelos alunos. Os interessados em matricular seus filhos na rede municipal devem procurar a Central Única de Vagas localizada no Centro Municipal de Educação Infantil (CMEI) Valéria Veronesi, na Rua Benjamin Constant, 800, ao lado do Museu Histórico Padre Carlos Weiss (centro).
O mutirão está sendo realizado desde ontem (22) e prossegue durante esta sexta-feira (23) e sábado (24), das 8h às 17h, no CMEI Valéria Veronesi. Os interessados podem telefonar para (43) 3375-0220 para tirar dúvidas. A intenção é atender tanto os pais que já tinham agendado um horário quanto aqueles que forem através de demanda espontânea.
O objetivo do mutirão é preencher as 250 vagas disponíveis nos Centros Municipais de Educação (CMEIs) e nos Centros de Educação Infantil (CEIs). Atualmente, em Londrina existem 35 CMEIs e 55 CEIs que realizam o serviço conveniado ao Município.
Durante os três dias, a população terá a sua disposição 20 servidores municipais para atendê-los, especialmente, no cadastro das vagas. Esses profissionais farão uma entrevista de triagem com os pais e responsáveis que comparecerem ao mutirão e vão conferir a documentação dos mesmos. Se houver uma vaga na região que preencha as necessidades dos pais e da criança como, por exemplo, que seja próxima ao local de residência da família ou do trabalho de um dos responsáveis, será feito o cadastro.
Por meio do sistema eletrônico, a escola escolhida no cadastro será notificada e a partir de segunda-feira (26), os pais poderão comparecer até esta unidade escolar para efetivar a matrícula de seus filhos. Assim que for efetivada a matrícula, a criança tem o direito de começar a frequentar as atividades do ano letivo.
“Nossa intenção é preencher as 250 vagas disponíveis na rede. As crianças matriculadas agora não terão prejuízo, porque ainda estamos no início deste ano letivo, por isso vimos a necessidade de realizarmos este mutirão. Caso seja necessário, faremos outro”, explicou a gerente regional da Secretaria Municipal de Educação, Hylceya Palma.
Documentos necessários:
Os interessados em matricular seus filhos na rede municipal devem ter em mãos os seguintes documentos (cópia e original):
• Certidão de nascimento da criança,
• Número de Inscrição Social da criança (NIS) para famílias inscritas em programas sociais como Bolsa Família, Cupom alimentação, Leite, Gás, Luz, e outros,
• Carteirinha do Sistema Único de Saúde da criança (carteirinha do SUS),
• RG e CPF dos responsáveis (adultos que moram com a criança),
• Comprovante de renda de todos os membros da família que trabalham e moram com a criança,
• Comprovante de endereço (pode ser uma conta de luz/Copel ou de água/Sanepar em nome do responsável pela criança),
• E, por fim, a comprovação da Situação de Moradia, que demonstre se a casa é alugada, financiada, própria ou cedida.
Estes mesmos documentos devem ser apresentados também na unidade escolar onde o filho terá a matrícula efetivada. Atualmente, a rede municipal de ensino de Londrina conta com 42.650 vagas em escolas municipais, CMEIs e CEIs.