Cidadão

Secretaria de Saúde divulga balanço da Semana da Mulher

As pacientes que não conseguiram participar da Semana da Saúde podem fazer os exames preventivos durante o ano inteiro; basta agendar um horário na UBS mais próxima do local de residência

 

MulherPPara oportunizar mais acesso das mulheres aos exames preventivos do câncer, a Secretaria Municipal de Saúde realizou, entre os dias 19 e 23 deste mês, a Semana da Mulher. Durante os dias úteis da semana, na Policlínica, foram realizadas 20 consultas com ginecologistas, seis com clínico-geral, 105 coletas de exame preventivo e exame clínico das mamas e outros 169 testes rápidos para diagnóstico de Infecções Sexualmente Transmissível (IST).

Já no sábado (24), as Unidades Básicas de Saúde da região urbana e dos distritos de Guaravera e Lerroville fizeram 1.299 coletas de materiais para o exame de câncer de colo do útero, 1.299 exames clínicos das mamas, 462 solicitações de mamografia, 406 aplicações de vacinas contra dengue, entre os moradores de 15 a 27 anos, e outras 115 aplicações de vacinas contra HPV para meninos de 11 a 14 anos e meninas de 9 a 14 anos.

O objetivo era incentivar a conscientização, a prevenção, o autocuidado, o diagnóstico e o tratamento oportuno contra o câncer de colo de útero, visando aumentar a procura por parte das mulheres que trabalham e têm seus horários limitados. Para a gerente de Programas Especiais em Saúde da Secretaria de Saúde, Lilian Nellessen, as ações foram positivas, pois oportunizaram o atendimento a um grupo de mulheres, que normalmente não tem acesso devido aos horários de trabalho.

“Os números de atendimento mantiveram a média dos últimos anos, o que nos deixa satisfeitas, porque demonstra que oportunizamos para aquelas que não tinham tempo durante a semana, devido ao horário de expediente, um momento para elas cuidarem da saúde”, disse Lillian.

Os exames preventivos são importantes tanto para as mulheres mais jovens quanto para aquelas na faixa etária dos 25 aos 64 anos, que é a considerada a faixa de risco. Isso porque, através desses exames é possível verificar a existência de alterações celulares que podem vir a se tornarem uma doença mais grave, como o câncer.

De 1º de janeiro a 31 de dezembro do ano passado, a Secretaria Municipal de Saúde verificou, através dos resultados de exames, que 64 mulheres tinham lesões graves no colo de útero. Elas foram encaminhadas pela equipe de saúde da Unidade Básica para os exames específicos que confirmam a existência ou não de câncer de colo do útero após a biópsia. Este exame médico, em Londrina, é realizado pelo Consórcio Intermunicipal de Saúde do Médio Paranapanema (Cismepar). Confirmando-se a suspeita, as mulheres seguem o tratamento ofertado pelo Sistema Único de Saúde (UBS).

As pacientes que não conseguiram participar da Semana da Saúde podem fazer os exames preventivos durante o ano inteiro. Para isso, basta agendar um horário para a consulta na Unidade Básica de Saúde mais próxima de sua residência. A própria UBS faz todos os encaminhamentos futuros, quando são necessários.

Etiquetas
Mostrar mais

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo
Compartilhamentos