Cidadão

Saúde faz blitz educativa contra endemias na região sul de Londrina

Condomínio residencial receberá informações sobre a dengue e outras endemias; saúde divulga números da doença em Londrina

 

 dengue.VARQUIVO.pCom o objetivo de conscientizar a população e intensificar as ações de prevenção contra a dengue e outras endemias, a Secretaria Municipal de Saúde (SMS) irá promover uma blitz educativa na região sul de Londrina. O trabalho, chamado “Dia D”, será neste sábado (7), a partir das 8h30, em um condomínio residencial localizado na Avenida Madre Leônia Milito, 1.325, no Parque Guanabara.

A equipe do setor de Endemias do Município conversará com os moradores e colaboradores do condomínio, fazendo orientações sobre os principais cuidados que devem ser tomados para evitar a proliferação do mosquito Aedes aegypti, que pode transmitir doenças como a dengue, o zika vírus e a chikungunya. Haverá distribuição de informativos e uma palestra sobre as formas de prevenção e combate a este vetor. Além disso, os agentes realizarão serviços de vistoria, tratamento e eliminação de focos nos imóveis, quando necessário.

A educadora em Endemias da SMS, Lucimara Vasconcelos, informou que as abordagens educativas também incluirão informações sobre a febre amarela, caramujo africano e caramujo da esquistossomose, bicho barbeiro, escorpião e leishmaniose.

Para isso, serão utilizados instrumentos como maquetes e larvários, materiais lúdicos e outros. “Algumas crianças que moram no condomínio irão nos ajudar durante o evento, fazendo a abordagem aos moradores que estiverem entrando no prédio ou circulando nas áreas comuns do local. É uma forma de sensibilizar mais as famílias que ali residem. A intenção é espalhar os conhecimentos, mobilizar as pessoas e diminuir os riscos de proliferação e epidemias de doenças”, frisou Lucimara.

Vacinação – Além das ações educativas que estão sendo desenvolvidas em todas as regiões de Londrina, prossegue, até o dia 28 de abril, a quarta etapa de vacinação contra a dengue. A campanha é direcionada ao público da faixa etária de 15 a 27 anos. Nesta fase, serão atendidas prioritariamente as pessoas que precisam receber a segunda ou a terceira dose da vacina.

Os interessados em receber as dose para imunização contra a doença devem procurar a Unidade Básica de Saúde (UBS) mais próxima de sua residência. A vacina está sendo disponibilizada em todas as Unidades Básicas de Saúde (UBSs) de Londrina – zona urbana e rural – de segunda a sexta-feira, das 7 às 19 horas. Para ser imunizado, o cidadão precisa apresentar documento de identidade e a carteira de vacinação.

A programação da campanha também conta com ações em outros espaços do município. Nesta quarta-feira (4), a Secretaria de Saúde promoverá a vacinação na Feira do Jardim Interlagos, na região leste, de manhã. O Colégio Estadual Professora Ubedulha C de Oliveira, também recebe o atendimento, nos períodos matutino e noturno. A unidade escolar fica na Rua Júlio Farináceo, 110, Conjunto Luiz de Sá, na região norte.

Números  – A Secretaria Municipal de Saúde (SMS) divulgou nesta quinta-feira (5) o resumo semanal com os dados sobre a dengue em Londrina. Do início do ano até o momento, foram registradas 1.043 notificações relacionadas à doença. Deste total, 10 casos foram confirmados, 683 descartados e outros 350 estão em andamento, aguardando o resultado de exames laboratoriais.

Etiquetas
Mostrar mais

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo
Compartilhamentos