Ainda dá tempo de fazer compras boas e solidárias no Parque Ney Braga
Microempreendedores divulgam produtos desenvolvidos e comercializados de forma consciente.
Artesanato e confecção são as estrelas expostas pelo Programa Municipal de Economia Solidária na ExpoLondrina 2018. Os estandes estão alocados em um galpão situado ao lado do Parque de Diversões, próximo à arena de shows. O espaço com 300 metros quadrados foi cedido gratuitamente pela Sociedade Rural do Paraná, por intermédio da Secretaria de Assistência Social e Programa do Voluntariado Paranaense de Londrina (Provopar-LD).
E não faltam produtos para presentes. Aromatizadores, sabonetes, panos de prato, pano de bate-mão, porta-toalhas, toalha de chás, diversos tipos de tapetes, pijamas, bonecas de pano, peças em madeira, como quadros e brinquedos, artigos de decoração para casa e móveis em fibra sintética são alguns dos destaques.
Segundo a coordenadora de Gestão da Economia Solidária, Ezilda Magro, a participação na exposição permite que a população conheça o trabalho do Programa, que proporciona o trabalho coletivo, mas que valoriza as habilidades individuais das pessoas. “É uma oportunidade para divulgar o consumo consciente, pois quem compra dos empreendimentos do Programa sabe de quem está comprando e para onde o dinheiro vai, que é o próprio município. Além disso, financeiramente, é uma época boa para alavancar as vendas e melhorar a renda destas famílias neste período”, salientou.
Segundo a secretária municipal da pasta, Nádia Oliveira de Moura, muitos dos artesanatos são feitos por mulheres que estão sempre se renovando, por meio de cursos de capacitação, a fim de oferecer os melhores produtos à população. “A participação na ExpoLondrina representa uma oportunidade para que elas comercializem seus produtos, aumentando a renda de suas famílias e a autonomia financeira, além de divulgar o trabalho delas”, ressaltou.
A 58ª Exposição Agropecuária e Industrial de Londrina (ExpoLondrina 2018) fica aberta até o dia 15 de abril (domingo), no Parque Ney Braga. É um dos principais eventos do setor agropecuário realizados no Brasil e este ano são esperadas cerca de 500 mil pessoas, de Londrina, de várias cidades vizinhas e de outros Estados e países.