Destaques

Endemias realiza palestra e mutirão educativo em Guairacá

dengue.VARQUIVO.p

Objetivo é conscientizar sobre as doenças provocadas pelo Aedes aegypti; Saúde divulga números da dengue

Dando continuidade ao trabalho educativo de combate ao Aedes aegypti e outras endemias, a Secretaria Municipal de Saúde, por meio da Coordenação de Controle de Endemias, promove uma palestra em Guairacá, nesta quinta-feira (26), das 9h30 às 11h30. A ação será realizada na Escola Municipal Vitório Libard, localizada na Rua Projetada, com cerca de 40 alunos que têm entre 6 e 11 anos.

O foco da palestra será na prevenção às doenças provocadas pelo Aedes aegypti, transmissor da dengue, zika vírus, chikungunya e febre amarela. O objetivo é preparar teoricamente os alunos para uma ação prática que acontecerá no dia seguinte, com os estudantes.

Segundo a educadora em Endemias, Lucimara Vasconcelos, serão abordados o ciclo do mosquito, os sintomas das doenças provocadas por ele, os meios de prevenção e os criadouros. “Com isso, eles vão entender do que se trata o vetor e os criadouros, para terem embasamento para a ação prática. Nosso objetivo é formar multiplicadores na prevenção de doenças”, contou.

Na sexta-feira (27), das 9h30 às 12 horas, os mesmos alunos participarão de um Mutirão Educativo, que será realizado na rua principal do distrito. Os estudantes, junto com os agentes de endemias, percorrerão as ruas recolhendo objetos que podem se tornar criadouros do Aedes, como sacos plásticos, tampinhas, garrafas e potes. Eles também farão o reconhecimento de possíveis focos e distribuirão panfletos com orientações para a população.

“Esta ação propicia que as crianças vivenciem a realidade na prática e reflitam antes de jogar o lixo na rua, como lata de refrigerante, sacolas e papel de bala, pois vivenciarão os males que isso pode causar”, enfatizou. Além disso, em frente à Unidade Básica de Saúde (UBS) do distrito, será montado um ponto de exposição de endemias. Serão levados os mostruários do bicho barbeiro, causador da doença de chagas, o caramujo africano, que pode ocasionar doenças como meningite, o caramujo da esquistossomose e o escorpião.

Números da dengue –  A Secretaria Municipal de Saúde divulgou, nesta quarta-feira (25), o resumo semanal com os dados sobre a dengue em Londrina. Do início do ano até o momento, foram registradas 1.251 notificações relacionadas à doença. Deste total, dez casos foram confirmados, 813 descartados e outros 428 estão em andamento, aguardando o resultado de exames laboratoriais.

Foto: Arquivo

Etiquetas
Mostrar mais

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo
Compartilhamentos