Museus de Londrina celebram 16ª Semana Nacional de Museus
Programação especial inclui passeios pelo Museu Histórico e Museu de Artes, e rodas de conversas
O Museu de Arte de Londrina, em parceria com o Museu Histórico Pe. Carlos Weiss, prossegue nesta terça-feira (15) com programação especial em comemoração da 16ª Semana Nacional de Museus. Até quinta-feira (17) serão realizados passeios pelos museus, com grupos previamente agendados, além de rodas de conversa na Universidade Estadual de Londrina (UEL). O Museu Histórico Pe. Carlos Weiss fica na Rua Benjamin Constant, 900, e o Museu de Arte de Londrina na Rua Sergipe, 640.
Nesta terça-feira (15), das 8h30 às 10h30, os museus recebem integrantes da Secretaria do Idoso para os passeios, que tem início no Museu Histórico, passando pela Praça Rocha Pombo e seguindo ao Museu de Arte. A proposta é realizar uma experiência cultural entre os locais visitados, apresentando o conjunto arquitetônico dos locais, e sua relevância histórica para a cidade. Grupos interessados em agendar um passeio podem entrar em contato pelo telefone 33376238 ou e-mail museu@londrina.pr.gov.br.
Os grupos também poderão visitar no Museu de Arte a exposição de graffitti “Museu de Rua”, organizada pelo coletivo Cap Style, com trabalhos produzidos na técnica “spray sobre tela”. No local, também estão expostas as obras do acervo, que incluem telas, gravuras e esculturas recebidas por doação nos primeiros anos de atividade do Museu de Arte. As exposições fazem parte da programação de comemoração do aniversário do Museu, que completa 25 anos este mês, e seguem expostas até 29 de junho.
No sábado (19), haverá um evento geral sobre a Semana Nacional de Museus, a partir das 8h30 no Museu de Arte de Londrina. Será aberto ao público, com inscrições através do email museu@londrina.pr.gov.br, ou pelo telefone 3337-6238.
Roda de Conversa – Na sexta-feira (18) a programação da 16ª Semana Nacional de Museus segue dentro do campus da UEL, onde acontece uma roda de conversa, às 8h30, sobre a Resolução 510/2016: Marco normativo para atividades de pesquisa em Ciências Humanas e Sociais. Será no Anfiteatro do Centro de Letras e Ciências Humanas (CCH), e conta com a participação do doutor Jorge Alves de Almeida Venâncio, presidente da CONEP – Comissão Nacional de Ética em Pesquisa, professora doutora Etiane Caloy Bovkalovski, também integrante da CONEP, e da professora doutora Alexandrina Aparecida Maciel, presidente do CEP – Comitê de Ética em Pesquisa Envolvendo Seres Humanos/UEL.
Ainda na sexta, às 14h, no mesmo local, a programação continua com uma conferência para debater o “Projeto 200/15”, com o doutor Jorge Alves de Almeida Venâncio, e a “Aplicabilidade da Resolução 510/16 nos CEPs” com a doutora Etiane Caloy Bovkalovski.
Museu de Arte de Londrina – Foi criado em 12 de maio de 1993 é um espaço de fruição cultural e de arte, recebendo ao longo desses anos exposições de artistas, grupos e coletivos de arte, além de diversos eventos e atividades formativas. Possui um acervo composto por obras de arte, entre esculturas, telas, gravuras e fotografias, tanto de artistas da região, quanto de renome nacional e internacional. Promove exposições de obras do próprio acervo e recebe mostras de artistas, grupos e coletivos de todo o Brasil. O espaço atende um público diversificado, entre alunos, professores, pesquisadores, artistas, produtores culturais e a comunidade em geral.
Também possui um acervo na Biblioteca Especializada em arte Francisca Campinha Garcia Cid, localizada no subsolo do Museu, voltado para história da arte, arte brasileira, patrimônio histórico, fotografia, pintura, desenho e arquitetura. As obras estão disponível para consulta e pesquisa.
Museu Histórico Pe. Carlos Weiss – Foi inaugurado em 18 de setembro de 1970, na antiga Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Londrina e a partir de 1974 tornou-se órgão suplementar da Universidade Estadual de Londrina, vinculado academicamente ao Centro de Letras e Ciências Humanas.
Desde 10 de dezembro de 1986, ocupa o prédio da antiga Estação Ferroviária de Londrina, que por suas linhas arquitetônicas constitui-se em marco histórico da origem inglesa da colonização de Londrina e do Norte Novo do Paraná.