Escola Municipal da Vila Brasil realiza ações para integrar a família e a comunidade
Às 17h10, os alunos farão uma apresentação de canto para seus familiares
Na manhã desta quinta-feira (17), a Escola Municipal da Vila Brasil realizou um momento para celebrar as famílias. Às 8h, cerca de 80 alunos fizeram uma apresentação de canto para seus pais e responsáveis, houve entrega dos boletins de avaliação e dos kits de uniformes. A mesma atividade será realizada na parte da tarde, às 17h10, com 90 crianças, na quadra da unidade escolar, que fica na Rua Argentina, 550, Larsen.
As crianças cantarão a música “Eu sem você”, de Monique Kessous, para os representantes de suas famílias. A intenção da atividade foi trazer os familiares para dentro da escola e mostrar para as crianças a importância do afeto e da união no contexto educacional e no desenvolvimento dos pequenos como futuros cidadãos. Todos os alunos da unidade escolar vão participar da atividade, ou seja, são 188 estudantes.
De acordo com a diretora da unidade escolar, Rosangela de Fátima Ferreira, isso é necessário dada a multiplicidade de famílias existentes atualmente. “A própria escolha da música vem mostrar a importância dos familiares para o desenvolvimento social e educacional das crianças, porque é a família que transmite os sentimentos de autoconfiança, de capacidade, do ser e não somente do ter e do afeto e cuidado. Isso ajuda a formar um cidadão que se preocupa com o próximo”, disse a diretora.
Outras atividades – Além dessa ação, com a finalidade de integrar tanto a família quanto a comunidade, a escola também fará amanhã (18), pela manhã, a entrega de cerca de 70 caixas de leite para os representantes do Centro Pastoral Coração de Maria. A entrega será na sede da escola.
Durante todo o mês de maio, as crianças participaram do “Projeto Solidariedade”, que visa estimular a empatia pelo próximo e o ser solidário. Para isso, cada estudante do 5º ano doou um litro de leite. Esse alimento será doado para famílias que estão em situação de vulnerabilidade social e precisam de ajuda de terceiros. “Nossa escola é simples, mas mesmo assim as crianças participam de ajudam da maneira como elas podem. Isso aflora a empatia e o sentimento de solidariedade entre elas”, lembrou a diretora. Essa será a primeira atividade que o Greminho Estudantil vai realizar. A intenção é que eles participem de mais ações semelhantes.
Durante este mês, os alunos também estão arrecadando roupas para doarem a uma entidade socioasssitencial. No ano passado, os estudantes fizeram uma ação que ajudou a instituição Casa do Bom Samaritano.
Na segunda-feira (21), às 8h, todos os estudantes vão assistir a uma apresentação teatral sobre “O Segredo da Tartanina”. A peça será na encenada na quadra esportiva da escola. Ela conta a história da personagem Tartanina, que é uma tartaruga criança, muito feliz e que adora brincar. Mas depois de sofrer abusos sexuais do polvo Malvo, ela começa a carregar um segredo muito pesado que a faz sofrer. Ela se liberta dessa dor contando o segredo e revelando o abuso.
Por meio desta história lúdica, os profissionais pretendem mostrar às crianças a importância delas falarem sobre situações de abuso e violência e dessa maneira protegendo-as desse mal.
Além da apresentação de canto, do projeto solidário e da encenação teatral, a unidade escolar fará uma palestra com profissionais da Unidade Básica de Saúde da Vila Brasil sobre os cuidados com a postura devido ao uso contínuo de tablets e celulares, assim como em outra oportunidades eles trarão informações sobre os riscos com o aparecimento de escorpiões na região.