Biblioteca Municipal realiza debates sobre o livro “Vozes Anoitecidas”
Doutora em Estudos Literários e professora da UEL, Bárbara Cristina Marques, tirará as dúvidas de um dos livros que estão na lista do vestibular da UEL
Na próxima segunda-feira (21), às 18h30, a Biblioteca Pública Municipal Pedro Viriato Parigot de Souza será palco do debate sobre a obra “Vozes Anoitecidas”, do moçambicano vencedor do Prêmio Camões, Mia Couto. O encontro é gratuito e aberto ao público. Ele acontecerá na biblioteca, que fica na Avenida Rio de Janeiro, 413, região central.
A palestrante será a professora do Departamento de Letras Vernáculas e Clássicas, da Universidade Estadual de Londrina (UEL), Bárbara Cristina Marques, que é graduada em Letras Vernáculas e Clássicas, e mestre e doutora em Estudos Literários pela mesma universidade em que leciona.
Este é o segundo encontro de Bárbara para debater a obra que será cobrada no vestibular da Universidade Estadual de Londrina (UEL), no final deste ano. No primeiro encontro, realizado no dia 7 deste mês, a doutora falou sobre as questões centrais da obra publicada em 2013. Ela contextualizou os 12 contos com os acontecimentos históricos, políticos, sociais e culturais que permearam a criação.
Agora, que os participantes tiveram duas semanas para ler o livro, ela vai tirar as dúvidas que restaram. Assim, os vestibulandos ou interessados pelos contos poderão comparecer ao Ciclo de Debates e aprender mais sobre a vida e a obra de Mia Couto. Para participar do Ciclo de Debates não é preciso se inscrever com antecedência, pois a atividade é aberta ao público e gratuita.
De acordo com a diretora de Bibliotecas Públicas da Secretaria Municipal de Cultura, Leda Maria Araújo, a intenção do projeto é trazer mais informação aos jovens e adultos e aproximar a biblioteca pública de toda população. “O projeto iniciou no ano passado e tem dado resultados muito positivos. Temos relatos de pessoas que participaram dos encontros e que disseram que eles ajudaram muito no momento do vestibular. A intenção é contextualizarmos epistemologicamente o conhecimento dos livros que estão na lista do vestibular da UEL com a vida dos autores”, explicou.
“Literatura na Biblioteca”– Até outubro deste ano, a Biblioteca Municipal trará palestras e ciclo de debates com todos os livros que serão cobrados no vestibular da Universidade Estadual de Londrina (UEL). Por isso, cada obra receberá dois encontros, o que totalizará 20 ações para os 10 livros que compõem a lista, sendo o primeiro encontro uma palestra e o segundo o Ciclo de Debates. Essa iniciativa faz parte do projeto “Literatura na Biblioteca”, que existe desde 2017.
O objetivo do projeto é trazer os jovens e a comunidade para dentro das bibliotecas públicas, usufruindo dos serviços prestados à sociedade de forma gratuita. Por isso, todos os vestibulandos e os amantes da literatura estão convidados para participarem dessa iniciativa, que é uma oportunidade para intensificar o conhecimento dos livros diretamente com professores e doutores da UEL.
O “Literatura na Biblioteca” resulta de uma parceria firmada entre a Secretaria Municipal de Cultura, por meio da Diretoria de Bibliotecas, e o Departamento de Pós-Graduação em Letras da Universidade Estadual de Londrina (UEL). As palestras são ministradas por doutorandos e doutores do Programa de Estudos Literários da UEL.