Cidade

CEI Alaíde Fausto de Souza orienta crianças contra a dengue

Intenção é mostrar para os alunos, através de materiais lúdicos, as formas de prevenção e ajudar no combate ao mosquito

 

Na próxima terça-feira (29), das 9h às 10h, os agentes municipais de endemias vão até o Centro de Educação Infantil Alaíde Fausto de Souza realizar uma atividade lúdica com as crianças sobre a prevenção e o combate ao mosquito transmissor da dengue, o Aedes aegyti. O CEI fica na Rua Capeberibe, 63, na Vila Nova, região central da cidade.

No último Levantamento Rápido de Infestação do Aedes aegypti (LIRAa) de 2018, a região central obteve o terceiro maior índice, em que 4,05% dos imóveis tinham focos positivos do mosquito. Por isso, a intenção dos agentes é mostrar para as 70 crianças, de 2 a 6 anos de idade, a importância de se jogar o lixo no local adequado e de cuidar da própria casa, da escola e do bairro onde se mora, assim os alunos poderão repassar as instruções para seus familiares, amigos e vizinhos.

“O ciclo do ovo do mosquito Aedes aegypti tem duração de 450 dias, ou seja, um ano e dois meses. Por isso, mesmo com o frio, orientamos a população para que façam o check list de 10 minutos em seus quintais, lavem os bebedouros dos animais com água, esponja e sabão e joguem essa água na terra, porque caso tenha ovos ou larvas do mosquito, se jogar no ralo elas irão para a rede de esgoto e outros locais com água e podem se proliferar”, explicou a educadora em endemias, Lucimara Vasconcelos.

É importante que a população se atente a este fato, porque o mosquito desova em época de chuvas, sendo que os mesmos esperam o momento em que há água para eclodirem. Em tempos de calor e sol, no primeiro contato com a água, eles podem eclodir e se tornarem mosquitos no prazo de 7 dias. Já no inverno o ciclo pode chegar a levar 20 dias para se formar, passando do ovo à larva, pupa e chegando ao mosquito, porém mesmo assim ele pode vir a sobreviver e transmitir a doença.

Para ajudar a população no combate à dengue, a Secretaria Municipal de Saúde deixa à disposição de todos um check list com os locais que devem ser vistoriados. Entre eles estão: as calhas de água da chuva, caixas de água, galões, tonéis, pneus, ralos, bandejas de ar condicionado, reservatórios de geladeiras, plantas como bromélias, vasos de flores, lonas, piscinas e outras. O check list pode ser impresso através do site da Prefeitura (www.londrina.pr.gov.br) ou pelo link https://goo.gl/6WjW3A.

Caso a suspensão das aulas na rede municipal de ensino continue, devido à greve dos caminhoneiros e suas consequências, a atividade será reagendada pelos agentes municipais de endemias, assim como foram as que seriam realizadas na próxima segunda-feira (29).

Etiquetas
Mostrar mais

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo
Compartilhamentos