Operação Noite Fria presta cerca de 200 atendimentos até o momento
Assistência disponibiliza 64 vagas diárias de acolhimento nas instituições socioassistenciais conveniadas
A Operação Noite Fria, cujo objetivo é proporcionar acolhimento à população em situação de rua e assegurar a vida destas pessoas no período de frio, já prestou cerca de 200 atendimentos desde que iniciou, na terça-feira (22), uma operação especial que ampliou as vagas. A Operação disponibiliza 64 vagas de acolhimento, por dia, nas instituições socioassistenciais conveniadas: Casa do Bom Samaritano e Centro de Assistência e Recuperação de Vidas Morada de Deus.
A ação é realizada de maio a setembro, época de maior frio. Os acolhimentos acontecem das 19 horas às 7 horas e se dão através da equipe de abordagem da Secretaria ou pela equipe do Centro de Referência Especializado para População em Situação de Rua (Centro POP). A Secretaria Municipal de Assistência social estima que existam cerca de 500 pessoas em situação de rua em Londrina.
Ao chegar nos abrigos, as pessoas acolhidas tomam um banho, se alimentam e depois contam com cama e cobertores. No dia seguinte, tomam o café da manhã e são atendidas por uma equipe multidisciplinar composta por psicólogos, assistentes sociais, educadores sociais, pedagogos e de apoio. Além da assistência, a equipe faz o direcionamento do cidadão aos grupos de atendimento, a fim de ajudá-lo a sair da condição de rua.
A secretária municipal de Assistência Social, Nádia Moura, afirmou que o Município intensifica sua proteção social neste período, buscando oferecer tratamento digno para quem mais necessita. ”Esta população encontra na Assistência Social o apoio e o estímulo a sua superação, de rua”, ressaltou.
Tanto os usuários do serviço quanto a população que tenha conhecimento de pessoas que precisam ser atendidas, podem acionar a equipe pelo telefone (43) 99991-4568 e (43) 3378-0414. São aceitas ligações a cobrar. No celular, o horário de atendimento é das 7 às 22 horas, durante a semana; das 9 às 20 horas aos sábados; e das 9 às 15 aos domingos e feriados. O atendimento no telefone fixo funciona de segunda a sexta, das 8 às 17 horas.
Pessoas que estão em situação de rua e desejam receber o acolhimento também podem procurar pessoalmente o Centro de Referência Especializado para População de Rua (Centro POP). O atendimento é feito de segunda a sexta-feira, das 8 às 17 horas, na Rua Dib Libos, 25. O telefone do local é o 3378-0417.
Segundo a diretora de Proteção Social Especial, Joseane Nogueira, além das vagas da Operação Noite Fria, há 154 vagas disponibilizadas diariamente nas instituições conveniadas. “A partir de agosto, existe a previsão da disponibilização de outras 30 vagas, com a abertura de mais três repúblicas, que são locais que oferecem proteção, apoio e moradia subsidiada a pessoas em situação de vulnerabilidade e risco pessoal e social, possibilitando gradual autonomia e independência de seus moradores”, informou.
Doações – A população pode fazer doações para ajudar as entidades parceiras da Prefeitura, no atendimento às pessoas em situação de rua. É possível doar alimentos, roupas e produtos de higiene pessoal, como papel higiênico, creme dental, escova dental e sabonete. As doações devem ser feitas diretamente nas entidades. A Casa do Bom Samaritano fica na Rua José Fierli, 153, Vila Marizia e o telefone do local é o 3339-1379. O Centro de Assistência e Recuperação de Vidas Morada de Deus está situado na Rua Guilherme da Mota Correia, Jardim Shangri-Lá, sendo que a Casa Feminina fica no número 3.413 e a Masculina no 3.381. O telefone é o 3343-2699.