Agentes de Endemias fazem exposição na região norte
Profissionais da saúde vão falar sobre dengue e outras doenças endêmicas como a leishmaniose, meningites, esquistossomose, Doença de Chagas, entre outras
Os alunos da Escola Municipal Professora Vilma Rodrigues Romero vão receber os agentes municipais de endemias nesta terça-feira (12), às 9 horas, na sede da unidade escolar, que fica Avenida Paulo Akaichi, 70, no Residencial Terra Nova, região norte da cidade.
Os servidores da Secretaria Municipal de Saúde vão levar materiais informativos, larvários e uma mostra com exemplos de produtos e objetos que podem acumular água parada e serem criadouros do mosquito Aedes aegypti, transmissor da dengue, zika, chikungunya e febre amarela.
Além dessa endemia, os profissionais também abordarão medidas preventivas, de tratamento e combate a outras doenças, como leishmaniose, transmitida pelo mosquito palha, os vários tipos de meningites transmitidas pelo caramujo africano, a esquistossomose, do qual o caramujo é um dos transmissores; Doença de Chagas e o bicho barbeiro, além dos cuidados com escorpião e sua picada venenosa.
A atividade deve ser realizada até 11 horas, envolvendo alunos de 4 a 5 anos. A intenção dos agentes municipais de endemias é formar novos multiplicadores desde pequenos, para que assim eles transmitam as informações e conhecimentos para seus familiares e comunidade, além de levarem o aprendizado para a vida, mudança da cultura do descuido com os quintais e casas.
As escolas, empresas e entidades que desejarem receber uma palestra ou exposição sobre as endemias, feita por agentes municipais, devem entrar em contato com a Coordenação de Endemias da Secretaria Municipal de Saúde, pelo e-mail educaendemias@saude.londrina.pr.gov.br, ou pelo telefone do Disque-Dengue 0800-400-1893, que funciona de segunda a sexta-feira, das 8 às 17 horas. O agendamento será feito conforme a disponibilidade dos agentes.