Biblioteca pública recebe visita de servidores municipais
Durante tour guiado, funcionários puderam aprender mais sobre a biblioteca; população também pode agendar um horário pelo 3371-6500
Durante tour guiado, funcionários puderam aprender mais sobre a biblioteca; população também pode agendar um horário pelo 3371-6500
A fim de desenvolver uma atividade diferenciada para os servidores municipais de Londrina, as profissionais da Biblioteca Pública Municipal Pedro Viriato Parigot de Souza realizaram uma visita guiada pelo local, das 10h às 12h, do último sábado (16). Durante o passeio, os visitantes puderam aprender mais sobre a história da biblioteca, seu acervo, curiosidades e conhecer um pouco dos projetos desenvolvidos pela Secretaria Municipal de Cultura.
O tour começa pelo lado de fora da biblioteca, onde é mostrado como era a disposição dos órgãos públicos na época em que o prédio ainda servia como Fórum do Município. Quando foi construído e entregue, em 1952, seu entorno contemplava a antiga sede da Prefeitura Municipal e em frente ficava a construção original da Catedral. Foi apenas em 1984, que o governo do Estado do Paraná o doou o espaço para o fim exclusivo de ser uma biblioteca.
De lá para cá muita coisa mudou, inclusive a forma de busca por materiais informativos. Hoje, quase todo o acervo da biblioteca pública está incluído no sistema Sophia de informação. Ele permite a busca online de obras e autores e facilita a procura dos leitores, que não precisam ir até a sede da biblioteca para saber se o livro que procuram está emprestado ou não. Aqueles que desejarem podem acessá-lo pelo bibliotecas.londrina.pr.gov.br.
Além da modernização, a biblioteca guarda raridades históricas como o primeiro “Habeas – Corpus do Brasil”, datado de 1892, e a obra de 1.710 sobre catecismo, a “Instructiones générales en forme de catéchisme, ou Lon Explique en Abriegé”. Estes livros especiais são acessíveis apenas para pesquisadores. Mas, além deles, o visitante poderá conferir outras obras raras, como romances históricos e temas religiosos.
A servidora pública do Centro de Referência de Assistência Social (CRAS) Leste e participante da visita guiada, Gislaine Antunes Ferreira, disse que quer seguir os mesmos passos que realizou na educação do filho mais velho, com sua filha Graciele, de apenas 7 anos de idade. “Quando meu filho mais velho tinha 7 anos, trouxe ele para conhecer a Biblioteca. Agora, a minha pequena está com a mesma idade, e quando vi a novidade pensei: nossa, essa é a oportunidade para eu trazer ela para conhecer. Hoje, meu menino faz medicina e fala que nunca esqueceu do dia que ele conheceu a biblioteca”, contou.
Para a servidora, é muito válido poder conhecer a história da cidade e reviver momentos que hoje as pessoas não estão mais tão habituadas a fazer, como as pesquisas escolares na biblioteca. “Na época em que eu era criança, não tinha computador e internet e era aqui que todo mundo se encontrava para estudar. Quero mostrar um pedaço da minha história para minha filha”, finalizou.
A Biblioteca Pública também guarda, em sua Hemeroteca, mais de 300 mil recortes de jornais locais sobre diversos assuntos como gastronomia, política, arte, cultura, música, acontecimentos notórios, entre outros. Os materiais estão separados por temas e assuntos mais buscados pelos pesquisadores e estudantes. Há também uma sala só sobre Londrina e sua história, onde é possível buscar pelo acervo fotográfico e por livros. Além disso, o visitante pode conferir as exposições que são montadas no segundo andar do prédio. A partir de hoje (18), eles podem conferir as obras confeccionadas com grãos de arroz pintados, a “110 anos da imigração japonesa no Brasil”, dos artistas Yasuharu Ueda e Hideko Goto.
Para a diretora das Bibliotecas Públicas Municipais de Londrina, Leda Maria Araújo, é importante que as pessoas conheçam os trabalhos realizados na biblioteca. “Temos obras de todas as áreas do conhecimento e desde que assumimos a diretoria das bibliotecas, estamos implementando vários projetos para atrair a comunidade. Nossa intenção é atuarmos na democratização do acesso ao livro, à leitura e à literatura, fomentando atividades artísticas, educativas e culturais, porque sabemos que a leitura forma e transforma”, disse.
No momento, são desenvolvidos na biblioteca pública os projetos “Toda quinta tem história”, “Literatura na Biblioteca”, “Eu conto, eu leio”, “Escrita Criativa de Contos” e “Estreia na Biblioteca”. A entrada é gratuita e para participar não é necessário se inscrever com antecipação.
O convite para o passeio guiado foi publicado na segunda edição da Revista+i, dos servidores da Prefeitura de Londrina, e divulgado por meio de notícia e por e-mail para os funcionários. Os grupos que desejarem realizar um tour guiado na Biblioteca Pública podem agendar um horário de segunda a sexta-feira, das 7h às 19h, pelo (43) 3371-6500 ou pessoalmente na Avenida Rio de Janeiro, 413.
Fotos: N.com