Alunos da região leste recebem palestra sobre queimadas
Iniciativa visa sensibilizar estudantes da Educação de Jovens e Adultos (EJA) sobre temas ambientais; próximo ciclo terá o tema “Maus-tratos aos animais”
O projeto Ecocidadão nas Escolas, desenvolvido pela Secretaria Municipal do Ambiente (Sema), realiza nesta terça-feira (3), às 19 horas, uma palestra para mais de 20 alunos da Escola Municipal Maria Irene Vicentini Theodoro, na região leste de Londrina. Será a última atividade do primeiro semestre de 2018 com abordagem do tema sobre queimadas urbanas, encerrando este ciclo que vem sendo trabalhado em escolas de todas as regiões da cidade, incluindo distritos rurais. A partir do segundo semestre, terá início o tema maus-tratos aos animais. A escola fica na Rua Pitágoras, 130, Jardim Eldorado.
O público-alvo do projeto são os alunos atendidos pela Educação de Jovens e Adultos (EJA), sendo que as palestras são realizadas para sensibilizá-los e despertá-los para a reflexão sobre temas que trazem esclarecimentos sobre a preservação da natureza. A iniciativa é da gerência de Educação Ambiental e as aulas são ministradas pela professora e idealizadora do projeto, Adriana Rodrigues Barra Rosa, cedida pela Secretaria Municipal de Educação para conduzir os trabalhos. No tema sobre as queimadas, o objetivo do trabalho é mostrar os efeitos danosos das queimadas para o ambiente e para a saúde das pessoas e dos animais.
De acordo com a educadora, os alunos da EJA e professores das escolas atendidas estão avaliando positivamente os resultados das conversas e troca de informações proporcionadas pelas aulas. “Nós não imaginávamos que o envolvimento do público adulto nas palestras seria tão bom. Ao final de cada atividade, os professores preenchem uma ficha para avaliá-la e o retorno que tivemos deles foi ótimo, todos estão gostando muito. No tema das queimadas, por exemplo, pudemos verificar que a maioria dos estudantes não tinha noção dos danos e prejuízos que essa prática pode causar para a saúde. Conseguimos dar informações para sensibilizá-los de que a fumaça criada pela queimada é um elemento de grande risco para o sistema respiratório e não apenas algo que traz sujeira”, contou.
A partir das palestras, os educadores podem continuar trabalhando os temas abordados no projeto livremente em sala de aula, uma vez que recebem um material prévio antes de cada aula. A professora Adriana ainda informou que o tema “Maus-tratos aos animais” foi o mais escolhido entre as unidades escolares que receberam o projeto neste primeiro semestre, e começa a ser abordado no segundo semestre do ano.