Secretaria de Educação debate Base Nacional Curricular em Foz do Iguaçu
Durante encontro, profissionais apresentarão os documentos preliminares sobre a BNCC
Durante encontro, a ser realizado em Foz do Iguaçu, profissionais apresentarão os documentos preliminares sobre a BNCC
De 30 de julho a 3 de agosto, as seis representantes da Secretaria Municipal de Educação (SME), que integram a comissão analisadora da Base Nacional Curricular Comum (BNCC), vão participar do encontro do “Programa de Apoio à Implementação da BNCC”, que será realizado em Foz do Iguaçu.
O programa é coordenado pela Secretaria de Educação do Estado do Paraná e pela União Nacional dos Dirigentes Municipais de Educação (Undime) e visa permitir aos estados brasileiros a revisão das informações contidas nas diretrizes da BNCC. Assim, todos eles poderão propor sugestões, melhorias, críticas e apontamentos que ajudem a aperfeiçoar as normas de acordo com a especificidade de seu estado.
“No Paraná, há uma comissão que está estudando a BNCC desde maio desse ano. Cerca de 30 pessoas fazem parte do grupo e seis delas são da Secretaria Municipal de Educação de Londrina. A intenção é apresentar pessoalmente as alterações sugeridas durante o encontro em Foz do Iguaçu”, disse a gerente de Educação Infantil e integrante da comissão paranaense, Ludmila Dimivitrocht.
Durante a apresentação das informações, as servidoras mostrarão como o documento foi elaborado e as ações que podem vir a ser implementadas na rede municipal e estadual de educação. O público em geral também pode conferir o documento e opinar sobre ele no site do Ministério da Educação (MEC), visto que foi aberto à consulta pública nesta quinta-feira (12), e permanecerá no ar até o dia 12 de agosto.
Através da consulta pública, os gestores, professores e profissionais da área poderão dar opinião para aprimorar as bases preliminares, modificando trechos, incrementando outros e aperfeiçoando aquilo que já está posto. Após a consulta, será então elaborado o documento final, a ser levado para a plataforma do Ministério da Educação (MEC).
Isso é importante porque cabe à Secretaria Municipal de Educação gerenciar a educação básica e infantil e ao governo estadual administrar o ensino nos demais níveis educacionais. Para que ambas as esferas realizem um trabalho educativo eficiente e, consequentemente, consigam ofertar um serviço público de qualidade, as ações precisam estar alinhadas às políticas educacionais da União.
“A BNCC traz as diretrizes mínimas que todos os municípios e estados devem aplicar na educação e isso é importante para dar equidade ao ensino e à aprendizagem no país, aos conteúdos que as crianças devem aprender, ou seja, é realmente uma base que precisa ser completada de acordo com as necessidades e peculiaridades de cada região”, finalizou Ludmila.
Todos os estados da federação têm uma comissão responsável por produzir um documento sobre a BNCC e as demandas estaduais. A equipe do Paraná conta com a participação de seis profissionais da Secretaria de Educação, que atuam nas áreas de matemática, história, artes, ciências, redatoria da educação infantil e na coordenação de etapa da educação infantil.