Cidadão

Biblioteca Pública recebe oficina de escrita criativa de poesia

De agosto a novembro, aulas serão ministradas aos sábados; inscrições estão abertas e vão até o dia 2 de agosto;

 

Biblioteca.publicaARQUIVO.PA Biblioteca Pública Municipal Pedro Viriato Parigot de Souza receberá uma oficina de escrita criativa de poesia. As aulas têm como objetivo promover a leitura e a produção de textos, estimular a criatividade e discutir aspectos do texto poético. A oficina será ministrada aos sábados, das 9h às 11h, de 4 de agosto a 10 de novembro, totalizando 12 encontros. As inscrições podem ser feitas até o dia 2 agosto pelo site www.uel.br/eventos/insc/?id=4337.

As aulas terão caráter prático aliado a um suporte teórico. A metodologia utilizada será a da escrita criativa, que propõe encontros dinâmicos envolvendo exercícios, reflexões, produção de texto e revisão. Os participantes receberão apostilas e será necessário levar apenas papel e caneta. O curso é uma realização do Laboratório de Escrita Criativa, projeto do Departamento de Letras Vernáculas e Clássicas da Universidade Estadual de Londrina.

Segundo a diretora das Bibliotecas Públicas Municipais de Londrina, Leda Maria Araújo, o projeto é uma forma de fomentar a produção local. “Esperamos que a comunidade se interesse pelas aulas. A partir delas, podemos formar novos escritores londrinenses”, disse.

As oficinas serão ministradas por alunos de graduação em Letras da UEL, supervisionados por professores também do curso de Letras. Os participantes receberão tarefas de um encontro para outro, o que contabilizará uma carga horária de 40 horas. O certificado será expedido pela UEL.

O professor do departamento de Letras da UEL e integrante do Laboratório de Escrita Criativa, Flávio Freire, explicou que a oficina é voltada, principalmente, para quem se interessa por poesia mas tem dificuldades na escrita. “Em um primeiro momento, o objetivo é aprender a ler cuidadosamente o texto. Depois, haverá atividades para destravar a criatividade na escrita, trabalhar as características do texto poético e estudar autores do gênero poesia”, detalhou.

Em 2017, o Laboratório de Escrita Criativa realizou uma oficina de contos. O curso também aconteceu na Biblioteca Pública Municipal Pedro Viriato Parigot de Souza. Segundo Freire, o interesse do público pelas aulas foi bom. “Para as próximas oportunidades, pensamos em organizar outra oficina de texto narrativo, esta para escritores experientes ou quem já participou da primeira oficina”, revelou.

Podem se inscrever pessoas com mais de 16 anos. Para que os textos produzidos possam ser bem trabalhados no decorrer das aulas, o número de alunos será limitado a 18 vagas. O preço da inscrição é de R$ 10, com pagamento via boleto bancário. Serão cobradas duas mensalidades de R$ 15, no terceiro e sexto encontros, que deverão ser pagas aos próprios monitores da oficina. A Biblioteca Pública Municipal Pedro Viriato Parigot de Souza fica na Avenida Rio de Janeiro, número 413, no centro.

Etiquetas
Mostrar mais

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo
Compartilhamentos