Médico do Samu de Londrina participa de evento nacional de Salvamento Veicular e Trauma
Felipe Pinheiro integrou a comissão que avaliou mais de 50 equipes em simulações de resgate; ele é servidor municipal do Samu desde 2011
O município de Londrina esteve representado no 3º Desafio Nacional de Salvamento Veicular e Trauma, principal encontro de profissionais ligados à área de resgate no Brasil. O evento foi realizado nos dias 12, 13 e 14 de julho, em Curitiba, e contou com a participação de mais de 50 equipes, divididas em provas das modalidades de trauma e salvamento veicular. O médico da equipe de resgate aéreo do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) de Londrina, Felipe Pinheiro, que é servidor municipal desde 2011, fez parte da comissão avaliadora do Desafio, formada por 30 profissionais, entre médicos e bombeiros de todo o País. Antes do evento principal, ele passou por um curso preparatório realizado pela Associação Brasileira de Resgate e Salvamento (ABRES), que organiza a iniciativa.
Estiveram no encontro nacional equipes representantes de nove estados brasileiros (AP, CE, DF, GO, MG, PR, RJ, SC, SP), além do Paraguai e do Chile. Todos os participantes possuem experiência nas áreas de salvamento veicular e trauma, além de serem membros efetivos de Corpos de Bombeiros Militares e voluntários, ou membros de serviço de emergência público e privado.
De acordo com Pinheiro, as práticas do evento são focadas na troca de conhecimentos e aprendizado entre os profissionais de resgate, possibilitando que eles vivenciem e atuem em simulações de situações cotidianas muito próximas da realidade. Nesse contexto, ele explica que os competidores são avaliados conforme as manobras e movimentos que executam, sendo que os cenários conta com níveis diferentes de dificuldade. “Existem provas para duplas e para grupos de seis pessoas, simulando atendimentos de trauma a vítimas de acidentes, e também veiculares com a presença de veículos. Dessa forma, tivemos que avaliar diferentes graus de complexidade no salvamento feito pelos participantes”, contou.
O médico do Samu de Londrina, que atua há 15 anos na área de resgate, disse que essa foi a primeira vez que participou do evento, e que, após a experiência, pretende estar presente novamente em futuras edições. “Atuar na banca de avaliação foi uma grande oportunidade que veio para que eu possa enriquecer meus conhecimentos e melhorar a forma como trabalho. Espero trazer isso para Londrina e utilizar o aprendizado através de capacitações na cidade. Encaro o evento como um grande treinamento aos participantes e também aos avaliadores. Pude estar junto aos melhores profissionais do Brasil, vendo eles desempenhando de perto muitas atividades que também fazem parte do meu trabalho”, destacou o profissional, que antes de ingressar no Samu era oficial do Corpo de Bombeiros do Rio de Janeiro.
O 3º Desafio Nacional de Salvamento Veicular e Trauma vale como seletiva para definir o representante brasileiro no Desafio Mundial de Resgate, em evento anual que reúne equipes de salvamento de todo o mundo. A próxima edição será na África do Sul, em outubro.