Prefeito de Nishinomiya visita Londrina
Comitiva japonesa veio celebrar os 110 anos da imigração no Brasil
Na manhã desta sexta-feira (20), o prefeito de Londrina, Marcelo Belinati, recebeu a visita do prefeito de Nishinomiya, Mr. Ishii Toshiro, do chefe de gabinete municipal, Mr. Tokii Kazushig, e da relações internacionais, Ms. Akiko Takeuchi, em seu gabinete. A cidade japonesa, localizada na província de Hyogo, é coirmã de Londrina.
Durante a recepção, o prefeito falou sobre a alegria em receber a comitiva japonesa em seu local de trabalho e lembrou da viagem que fez em abril do ano passado à cidade de Nishinomiya. Para ele, é importante manter um bom relacionamento entre as cidades, a fim de fortalecer os laços de amizade existente entre ambas e possibilitar maiores trocas de experiências com a nação milenar.
Isso porque, desde 1977, as duas cidades firmaram a coirmandade, em que a intenção é promover a mútua amizade, por meio de estímulos às trocas culturais, comerciais e econômicas, empenhando, desta forma, esforços para progresso econômico e social entre as duas nações. “O povo japonês deveria servir de exemplo para os brasileiros, em especial para Londrina. Uma das coisas que mais me impressionou durante a viagem a Nishinomiya foi o cuidado e o respeito que a população tem com a cidade, com o que é público e de todos. Estou muito feliz com a visita e espero que a gente possa cada vez mais ampliar nossos laços de amizade”, afirmou Marcelo.
Além dos laços de amizade, a visita do prefeito japonês deve-se às comemorações dos 110 anos da imigração Japonesa no Brasil. Por isso, na tarde desta sexta-feira, a comitiva seguiu para a cidade de Maringá, onde iria participar das celebrações culturais e artísticas. “Estou há apenas três meses no mandato, mas de todas as cidades das quais temos relações de irmandade, Londrina foi a primeira que escolhi visitar. Estou agradecido de coração pela recepção maravilhosa que me foi oferecida, inclusive pela bela apresentação de música”, disse Toshiro.
Na visita ao gabinete, o prefeito de Nishinomiya pôde assistir a apresentação do violinista londrinense Roney Marczak, que mostrou todo seu talento e sensibilidade ao interpretar um arranjo inédito da Bossa Nova, um clássico de Wolfgang Amadeus Mozart e uma música da “Rainha da Era Showa”, Misora Hibari, artista que ficou popular no Japão por cantar letras de esperança, durante o período pós-guerra. Para finalizar, o idealizador do Projeto Som Maior, tocou um Baião, típico gênero musical do nordeste brasileiro.
Na visita, as autoridades também trocaram presentes entre si, oportunidade na qual o prefeito de Londrina entregou uma camiseta do time de futebol do Londrina Esporte Clube (LEC) personalizada para cada membro da comitiva e um livro sobre a história do município do norte paranaense. Já os representantes do Japão entregaram um quadro com a Flor de Cerejeira, um dos símbolos da cidade, e um lenço com os ilustrações das belezas locais de sua terra.
Antes da visita ao gabinete, a comitiva conheceu a Praça Tomi Nakagawa e a Câmara Municipal de Londrina. Na sequência, eles foram recebidos por Marcelo e seguiram rumo ao Museu Histórico de Londrina. No período da tarde, às 14 horas, viajaram para Maringá, retornando a Londrina apenas para pernoitar. No dia seguinte (21), eles voltarão a São Paulo. No Brasil, os integrantes da comitiva japonesa conheceram as cidades de Londrina, Maringá, Foz do Iguaçu, Rio de Janeiro e São Paulo.
Estiverem presentes durante a recepção: o secretário municipal de Defesa Social, Evaristo Kuceki, a secretária municipal de Educação, Maria Tereza de Moraes, o assessor de assuntos estratégicos, Luiz Figueira de Mello, o vereador Jairo Tamura, o deputado estadual, Devanil Reginaldo da Silva, o Cobra Repórter, e servidores públicos da Câmara de Vereadores e da Prefeitura de Londrina.
Fotos: Vivian Honorato