Acesf divulga edital para translado de restos mortais
Chamamento nº 15/2018 abarca 164 nomes de falecidos que têm seus restos mortais sepultados em área conjugada
Os familiares que desejam fazer o translado dos restos mortais de seus entes queridos, devem se atentar ao edital da Administração dos Cemitérios e Serviços Funerários de Londrina (Acesf), que encerra no dia 16 de agosto. A lista completa do atual chamamento está disponível no Jornal Oficial da Prefeitura nº 3.567, de 17 de julho, e no site da Acesf, podendo ser acessada pelo link https://goo.gl/jT3DJu.
Este edital em específico, nº 15/2018, abarca 164 nomes de falecidos que têm seus restos mortais sepultados em área conjugada, porém cuja data de permanência já expirou, por isso a necessidade da abertura do edital de chamamento para o translado. De acordo com a diretora técnica da Acesf, Lara Cristina Rampazo, as famílias interessadas devem procurar a sede administrativa da Acesf, na Divisão de Cemitérios, de segunda a sexta-feira, das 8 às 14 horas. A Acesf fica na Avenida Juscelino Kubitscheck, 2.948.
Para fazer o pedido de transferência é preciso ter em mãos a certidão de óbito do ente querido e os documentos pessoais da pessoa interessada em fazer o translado. É necessário ser parente de primeiro grau ou cônjuge e pagar a taxa correspondente ao serviço de exumação e de abertura de jazigo. O local para onde os restos mortais serão encaminhados fica a critério dos familiares, podendo inclusive ser deslocado para outro município.
Caso os familiares não compareçam para fazer a transferência, o corpo será exumado e os restos mortais serão sepultados em espaços coletivos, chamados ossário, localizado no mesmo cemitério onde o corpo estava enterrado. De acordo com o Código de Posturas do Município, Lei 11.468/2011, nos locais onde forem feitas as exumações poderão ser realizados novos sepultamentos. Os cidadãos interessados em tirar suas dúvidas podem telefonar para a Divisão de Cemitérios, no (43) 3372-7881. A notificação está aberta desde o dia 17 de julho e ocorre conforme previsto no Código de Posturas.