Destaques

Saúde lança Programa de Auditoria Interna nas UPAs

UPA.V5

Intenção é melhorar o processo de trabalho e a qualidade da assistência prestada à população

 

A Secretaria Municipal de Saúde lança, nesta semana, um Programa de Auditoria Interna nas Unidades de Pronto Atendimento (UPAs) Centro Oeste e do Jardim Sabará. Na sequência, o trabalho deverá ser expandido para a Maternidade Municipal Lucilla Ballalai e Pronto Atendimento Infantil (PAI). O objetivo da iniciativa é melhorar o processo de trabalho e a assistência prestada à população, por meio da otimização dos serviços, redução no tempo de espera para atendimento e melhorias dos indicadores de qualidade.

O secretário municipal de Saúde, Felippe Machado, explicou que o trabalho será realizado por servidores municipais, enfermeiros auditores, os quais estarão todos os dias nas UPAS, de manhã e à tarde, para verificar, em tempo real, o que está acontecendo nas unidades.

O serviço será prestado periodicamente e ao final de cada mês os enfermeiros auditores apresentarão os dados compilados à Secretaria Municipal de Saúde. “Estes profissionais vão entrevistar os pacientes, analisar o processo de trabalho das UPAS, identificar distorções, inclusive porque acontecem alguns picos com maior tempo de espera para atendimento, enfim, mapear e trazer indicadores para propormos correções e soluções de melhorias ao serviço prestado”, contou Machado.

UPA.V3O secretário informou que as auditorias já são realizadas pela Secretaria Municipal de Saúde nos hospitais contratualizados com o Município, como a Santa Casa de Londrina, Hospital Evangélico, Hospital da Zona Norte e da Zona Sul, Hospital Universitário, Hospital do Câncer, dentre outros. “A auditoria é essencial dentro do processo de trabalho dos hospitais e tem trazido retornos importantes. A ideia é expandir a expertise deste trabalho para os nossos serviços próprios de urgência e emergência, em especial às UPAS, Maternidade Municipal e PAI”, ressaltou.

Machado contou que, nos hospitais contratualizados, os enfermeiros auditores verificam, todos os dias, a qualidade da assistência prestada, as taxas de ocupação, os processos de trabalho, os indicadores de maior importância e repercussão dentro do Sistema Único de Saúde (SUS), avaliam se estão seguindo rigorosamente o que está previsto no contrato, identificam distorções e propõem correções. “A auditoria, por si só, já coíbe várias ações irregulares nos serviços, mas além do caráter punitivo, ela é orientava, no sentido de melhorar e alcançar resultados positivos”, enfatizou.

De acordo com Machado, o trabalho realizado em Londrina foi reconhecido pelo Tribunal de contas do Estado do Paraná (TCE-PR), que classifica a iniciativa entre as Boas práticas em Serviços de Saúde. “Recentemente uma equipe do Tribunal esteve em Londrina, fazendo uma auditoria, e dentre as constatações de boas práticas estiveram as auditorias realizadas nestes hospitais. Nossa auditoria é modelo, pioneira no Paraná e talvez no Brasil, a ponto de ter sido criado um cargo específico para o desenvolvimento deste trabalho, com profissionais capacitadas e com pré-requisitos para ocuparem esta função. Tudo isso colabora muito com a melhoria da assistência prestada aos usuários”, concluiu.

Etiquetas
Mostrar mais

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo
Compartilhamentos