Cidade

Londrina, SEDU e municípios da Amepar debatem ações para o desenvolvimento sustentável

Intenção foi apresentar os programas do governo estadual de apoio aos municípios, buscando o cumprimento dos 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável da ONU

Intenção foi apresentar os programas do governo estadual de apoio aos municípios, buscando o cumprimento dos 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável da ONU

Na manhã desta quinta-feira (30), o chefe de gabinete da Prefeitura de Londrina, Marcos Urbaneja, esteve reunido com o secretário de  Estado de Desenvolvimento Urbano (SEDU), Sílvio Magalhães Barros, os prefeitos dos municípios da Associação dos Municípios do Médio Paranapanema (Amepar) e representantes de diversas entidades debateram os 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da Organização das Nações Unidas (ONU) e o orçamento para 2019.

reuniao.SEDU.V2Isso porque nos dias 25 e 27 de setembro deste ano, mais de 150 líderes mundiais, inclusive representantes do Paraná, estarão na sede da ONU, em Nova York, para firmar compromisso com a nova agenda de desenvolvimento sustentável, que norteará os trabalhos até 2030. Dessa forma, para colocar os municípios a par dos programas já existentes na área e fazer uma avaliação, além de apresentar novas ideias, ferramentas e financiamentos disponíveis para ajudar os gestores públicos, o secretário estadual realizou a reunião técnica.

Segundo Barros, os municípios como Londrina já vêm aplicando os Objetivos para o Desenvolvimento Sustentável quando investem em políticas públicas e ações para a educação, meio ambiente, saúde, saneamento, pavimentação asfáltica, assistência social, cuidados com os idosos e tantas outras, porém isso vem sendo feito de forma isolada, quando todos poderiam estar integrados fortalecendo essas políticas e trabalhos.

“Essa é sétima reunião que estamos realizando e vamos passar em todas as associações de municípios paranaenses. O objetivo é termos uma discussão técnica com os prefeitos e suas equipes sobre os assuntos importantes como, por exemplo, como vamos melhorar nossa relação, desburocratizar e tornar mais rápida e eficiente a liberação de recursos da SEDU e do Paraná Cidade. Ainda existem entraves que vamos discutir como podemos resolver isso com os prefeitos e com a equipe técnica”, explicou o secretário de Estado de Desenvolvimento Urbano.

Além disso, ele lembrou que a segunda pauta de discussão são as propostas a serem elencadas no orçamento fiscal de 2019, que deve ser fechado até o dia 29 de setembro de 2018, ou seja, antes do primeiro turno. Outro ponto debatido pelas autoridades foi a fase final de negociação com o Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID), para o fomento do Programa Paraná Urbano III, que ajuda no financiamento dos municípios. Com essas informações os gestores públicos auxiliam na elaboração do Plano de Ações Estratégicas para 2019, elencando o orçamento previsto para o Sistema de Financiando dos Municípios (SFM) e Paraná Urbano III, um aplicativo facilitador da gestão pública municipal, que apoia a elaboração dos projetos e orçamentos, a residência técnica, as propostas de novos programas como o governo digital, a Celepar– Business Inteligence, e o Nota Paraná.

“A ideia é apresentarmos novas propostas de programas, além daqueles que já financiamos. Queremos validar com os prefeitos se eles têm interesse ou não em participar, mas temos um tempo curto para terminarmos tudo, por isso as reuniões têm sido fundamentais, pois queremos ouvir os municípios”, finalizou Barros.

reuniao.SEDU.V3Para Urbaneja, que na oportunidade representou o prefeito de Londrina, Marcelo Belinati, a reunião técnica foi extremamente importante tanto para o governo estadual quanto para os municípios da região, pois foi o momento de todos apresentarem suas demandas e ouvirem as propostas para resolução dos desafios que são macrorregionais.

O chefe de gabinete contou que foram discutidos vários assuntos relacionados à macrorregião de Londrina, inclusive com os 22 municípios presentes da Amepar. “Estamos à disposição para captarmos informações com relação aos programas para o desenvolvimento de tecnologia e para o cumprimento da Agenda da ONU para os ODS até 2030, que são agendas importantes para o desenvolvimento regional. Quando fazemos uma reunião assim, conseguimos juntar um pleito maior, com vários prefeitos e comunidades unidas e temos a possibilidade de fazermos uma gestão mais compartilhada com a possibilidade de conhecer as realidades do envolto do nosso município. Isso nos ajuda a buscarmos soluções em conjunto para melhorar a qualidade de vida da população”, esclareceu Urbaneja.

O presidente da Amepar e prefeito de Centenário do Sul, Luiz Nicácio, parabenizou a iniciativa e o esforço do secretário estadual em ouvir os municípios paranaenses e apresentar os programas que podem ajudar as administrações públicas a serem mais integradas no planejamento e na aplicação de suas ações. “Sei da brilhante vontade que o Sílvio tem de integrar as ações públicas com a sociedade civil, através das entidades, das universidades e dos municípios. Temos muito a ganhar com a universidade saindo de seus muros e participando dos debates, e muito a trabalhar durante a reunião técnica”, ressaltou.

reuniao.SEDU.V4O presidente da Associação Comercial e Industrial de Londrina (Acil), Claudio Tedeschi, também lembrou da importância do planejamento para gestões públicas eficientes e o fim do improviso, assim como os encontros sobre Cidades Inteligentes feitos durante o Fórum Desenvolve Londrina. “Está acabando a era do improviso no Brasil. Nós só vamos conseguir tocar bem nossas prefeituras e administrações públicas se entrarmos na era do planejamento e com o uso das ferramentas que estão disponíveis para que a gente faça um serviço mais eficiente e de melhor qualidade ao cidadão. Precisamos fazer a lição de casa para tirarmos o país da letargia em que ele se encontra”, disse.

Também participaram da encontro, o reitor da Universidade Estadual de Londrina (UEL), Sérgio de Carvalho; o presidente do Conselho de Prefeitos do Consórcio Intermunicipal de Saúde do Médio Paranapanema (Cismepar), Sílvio Antônio Damaceno; além de secretários municipal e gestores de órgãos públicos. Além de Londrina, haverá outras reuniões em Apucarana, Paranavaí e Campo Mourão.

Fotos: Vivian Honorato

Etiquetas
Mostrar mais

Ana Paula Hedler

Gestora de Comunicação, formada em Jornalismo pela Universidade Estadual de Ponta Grossa, especialista em Comunicação com o Mercado pela Universidade Estadual de Londrina e Mestre em Ciência Política pela Universidade Federal do Paraná.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo
Compartilhamentos