Cidadão

Vacinação contra o sarampo e poliomielite termina nesta sexta-feira (14)

Vacinação contra o sarampo e poliomielite termina nesta sexta-feira (14)

Até o momento, foram imunizadas cerca de 90% das 26.160 mil crianças que estão dentro da faixa etária indicada

Termina amanhã, sexta-feira (14), a Campanha Nacional de Vacinação contra o Sarampo e a Poliomielite. Todas as crianças com idade entre 1 ano e menores de 5 anos que ainda não foram imunizadas devem comparecer à Unidade Básica de Saúde (UBS) mais próxima de sua residência. O horário de atendimento e o endereço das unidades está disponível no portal da Prefeitura de Londrina e pode ser acessado pelo link https://goo.gl/yHsA4D.

Este ano a vacinação está sendo feita de forma indiscriminada, ou seja, mesmo as crianças que já estão com esquema vacinal completo devem receber mais um reforço. A dose concedida durante a campanha é tríplice viral, que previne contra o sarampo, caxumba e rubéola.

Cobertura – Em Londrina, a meta é vacinar pelo menos 95% das 26.160 mil crianças que estão dentro da faixa etária indicada pelo Ministério da Saúde (MS). Segundo dados da Secretaria Municipal de Saúde, desde o início da campanha, de 6 de agosto até o momento, foram imunizadas 23.494 contra a pólio (89,81% da meta) e 23.408 contra o sarampo (89,48% da meta).

O secretário municipal de Saúde, Felippe Machado, solicitou que os pais de crianças que estão dentro da faixa etária indicada levem seus filhos para serem imunizados nos últimos dois dias de campanha. “Não há um método ou maneira mais segura, eficaz e assertiva na prevenção destas doenças do que a vacinação. Estamos sob um risco iminente de reinserção do sarampo, por conta da baixa vacinação. Tivemos mais de 1.500 casos confirmados da doença no Brasil, em estados muitos próximos ao Paraná, como São Paulo e Rio Grande do Sul, além de seis óbitos”, contou.

Machado lembrou que a Secretaria de Saúde de Londrina adotou uma série de estratégias para atingir a meta, inclusive ações descentralizadas, de forma inédita, em parceria com a Secretaria Municipal de Educação, onde a equipe da Saúde esteve em 130 Centros Municipais de Educação Infantil (CMEIs) filantrópicos e Centros de Educação Infantil (CEIs), para facilitar o acesso à imunização.

“Também participamos da mobilização nacional, Dia D, em 18 de agosto, onde todas as unidades de saúde estiveram abertas, à disposição da população, e uma ação estratégica de facilitação de acesso à vacinação, no dia 1 de setembro, quando foram abertas oito UBSs, estrategicamente localizadas, para garantir a proteção das crianças contra estas doenças. Contudo, mesmo assim, não atingimos a meta até agora”, frisou o secretário.

 

Foto: Arquivo

Etiquetas
Mostrar mais

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo
Compartilhamentos