Cidadão

Projeto “Jovem Escritor” abre inscrições para alunos da rede pública

Adolescentes com 16 e 17 anos, que estejam no Ensino Médio, podem se candidatar no projeto literário patrocinado pelo Promic

Alunos da rede pública de ensino, com idade de 16 e 17 anos, podem se inscrever no projeto cultural “Jovem Escritor”. A iniciativa vai oferecer a dez estudantes do Ensino Médio formações, debates e oficinas de literatura, além de encontros com autores locais. Ao final do projeto, os participantes terão um livro de sua autoria publicado, gratuitamente. O projeto conta com patrocínio da Secretaria Municipal de Cultura, por meio do Programa Municipal de Incentivo à Cultura (Promic).

As inscrições poderão ser feitas até o dia 30 de setembro, pelo site http://bit.ly/JovemEscritor . A lista com os dez aprovados deve ser divulgada a partir de 10 de outubro, para início das atividades de formação.

O escritor, professor e proponente do projeto, Leandro Benevides, explicou que a seleção das propostas irá considerar as mais bem desenvolvidas no ato de inscrição. “Quanto mais esse aluno desenvolver a sua ideia na inscrição, incluir detalhes com clareza e de forma resumida, mais chances ele terá de ser escolhido, pois será levado em consideração o conteúdo que ele propor”, destacou.

Benevides adiantou que serão selecionados três projetos para cada um dos seguintes gêneros literários: contos, romance e poema. “Para a publicação de História em Quadrinhos (HQ), serão aceitos até dois alunos por projeto, sendo um responsável pelo desenho e outro pela narrativa”, explicou.

Os alunos selecionados devem iniciar, em outubro, as oficinas e debates, para formação em marketing digital e escrita literária. Também serão realizadas palestras com a presença de autores locais. Por semana, serão dois encontros, com três horas de duração cada.

As atividades irão ocorrer no período da tarde, na Vila Cultural Cemitério de Automóveis, que fica na Avenida Arthur Thomas, 342, Jardim Bandeirantes. Os participantes vão receber alimentação no local e vale transporte.

Após a etapa de formação, os alunos darão início à elaboração de seus livros. O escritor e proponente do projeto será responsável pela mentoria e orientação, e a editora Atrito Arte fará a coordenação editorial e publicação dos materiais produzidos.

Para Benevides, o projeto busca promover um impacto positivo, nos alunos participantes, em várias áreas. “A oportunidade de publicar um livro de sua autoria é bom para a autoestima, para o desenvolvimento criativo e das habilidades textuais, além de ser um acréscimo para o currículo. Ou seja, são vários benefícios, que ficam para a vida toda, de uma maneira muito positiva”, destacou.

Etiquetas
Mostrar mais

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo
Compartilhamentos