Cidadão

Saúde promove ação educativa sobre o Aedes aegypti no Jardim Perobal

Atividade será na quinta-feira (20); divulgado o relatório semanal com os números da dengue em Londrina

Nesta quinta-feira (20) a Secretaria Municipal de Saúde (SMS), por meio da Coordenação de Endemias, realiza ação educativa com moradores do Jardim Perobal. A atividade terá início às 9 horas, e irá ocorrer no Centro de Convivência Pestalozzi, que fica na Rua Diórgenes de Lima Bravo, 213. Pais e responsáveis das crianças e adolescentes atendidos na Escola Oficina da entidade vão participar de uma palestra com orientações para combater a proliferação do Aedes aegypti, juntamente com exposição de maquete.

De acordo com a educadora em Endemias da SMS, Lucimara Vasconcelos, a atividade de amanhã é continuação da palestra que os alunos atendidos pela Escola Oficina participaram, na terça-feira (18). “Primeiro fizemos a ação educativa com as crianças e adolescentes, agora vamos falar com os adultos. O objetivo é mostrar para eles como é importante prevenir a proliferação do Aedes, evitando doenças como a dengue e o zika vírus, e demais vetores, especialmente o escorpião”, contou.

dengue.ARQUIVO.PLucimara adiantou que um dos focos da ação será a correta destinação do lixo, problema grave enfrentado pelos moradores do bairro. “Principalmente nos fundos de vale, observamos que há muitos pontos com descarte irregular, o que é prejudicial para a saúde deles. Então, após a palestra, pretendemos levar essas pessoas para dar uma volta no bairro, coletando os lixos e materiais que podem se tornar criadouros dos vetores de doenças”, explicou.

Uma maquete com o ciclo de vida do Aedes aegypti e a exposição do quintal certo e errado estarão no Centro de Convivência Pestalozzi, até 11 horas, mostrando quais são as fases do mosquito e as melhores formas de combatê-lo. “É uma questão que muitas pessoas ignoram, por não ter ideia do impacto que um papel de bala ou tampinha de garrafa jogada no chão pode causar. Conversando com os moradores, muitos relatam que não sabiam disso. Por isso é muito importante a divulgação, e o trabalho de conscientização não pode parar”, frisou a educadora.

Segundo Lucimara, as ações educativas promovidas pela Coordenação de Endemias visam também incentivar a mudança de comportamento nas famílias, conscientizando pais e filhos em prol do combate ao Aedes, entre outros. “Com o trabalho feito em parceria com as escolas, muitos alunos já sabem e cobram o bom comportamento dos seus pais, então por isso sabemos que é necessário falar com as famílias também. É preciso incentivar para que essas boas atitudes persistam, pois qualquer mudança de atitude vai nos ajudar muito no combate e na prevenção de doenças”, destacou.

Relatório da dengue – Nesta quarta-feira (19), a Secretaria Municipal de Saúde divulgou o boletim semanal com informações sobre a dengue no município. Desde a primeira semana de janeiro deste ano, foram registradas 2.004 notificações da doença. Deste total, 20 casos foram confirmados, 1.825 estão descartados, e outros 159 seguem em andamento, aguardando o resultado de exames laboratoriais.

Foto: Arquivo

Etiquetas
Mostrar mais

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo
Compartilhamentos