Escola Mercedes Madureira encerra Semana do Trânsito
Desde segunda os alunos realizam atividades que promovem a consciência e o respeito no trânsito
Termina nesta sexta-feira (28) a programação da Semana do Trânsito desenvolvida na Escola Municipal (EM) Mercedes Martins Madureira. Desde a última segunda (24), alunos do primeiro ao quinto ano desenvolvem diversas atividades relacionadas ao tema com o intuito de desenvolver a cidadania, a consciência na hora de se locomover e o respeito aos demais.
Durante o período, os estudantes realizam trabalhos como ilustrações de aparatos de sinalização, produções textuais sobre o tema, leituras de vários gêneros e debates a respeito do assunto. Além disso, no dia 11 deste mês a turma do quinto ano realizou uma visita à Escola Prática Educativa de Trânsito de Londrina. Na próxima terça (2), é a vez dos alunos do primeiro ano conhecerem o local.
Na Escola de Trânsito, as crianças e adolescentes têm a oportunidade de participar de palestras, interpretações musicais, teatrais e outras ações educativas. O lugar oferece uma estrutura que simula situações de trânsito com passarelas, placas, vias e semáforos que exemplificam cenas do cotidiano, onde os estudantes podem aprender lições como a importância de prestar atenção na sinalização para pedestres, olhar para os dois lados antes de sair da calçada, atravessar na faixa e estar atento ao movimento dos carros.
Segundo a diretora da EM, Soraya Cachone D’Aquino, é imprescindível desenvolver atividades como estas durante a infância. “É importante trabalhar isso nos primeiros anos para que eles se tornem cidadãos conscientes quando tirarem carteira de motorista, já que dirigir é um sonho de muitos deles. É fundamental que eles aprendam que o respeito no trânsito é o respeito à vida, e isso vale tanto quando somos pedestres, ciclistas ou quando estamos atrás do volante”, disse.
A visita representa uma atividade prática na qual os alunos podem complementar aquilo que aprendem durante a Semana de Trânsito por meio de atividades pedagógicas e, de acordo com Soraya, significa muito para quem participa. “É muito bacana a participação das crianças, elas gostam, se divertem e aprendem bastante. Na Escola de Trânsito elas ganham a ‘carteirinha do pedestre’, recebem certificados e participam de outras atividades que representam muito para elas. Isso se reflete na adolescência e durante a vida toda, porque contribui para a formação de cidadãos de paz, com consciência e respeito aos outros”, afirmou.