Cidade

Biblioteca Móvel Ambiental visita escolas municipais nos distritos

Atividades de Educação Ambiental, na próxima semana, incluem visita ao Parque Arthur Thomas e palestras do Ecocidadão para EJA

O ônibus da Biblioteca Móvel Ambiental, projeto desenvolvido pela Gerência de Educação Ambiental da Secretaria Municipal do Ambiente (SEMA), irá percorrer escolas da zona rural de Londrina. Na segunda (2), terça (3) e sexta-feira (5), as atividades serão realizadas com alunos das escolas municipais Armando do Rosário Castelo, Bento Munhoz da Rocha Netto e Jadir Dutra de Souza, respectivamente.

O ônibus deve permanecer nas unidades das 13 às 16 horas. O projeto da Biblioteca Móvel utiliza diferentes materiais didáticos, como livros, vídeos e jogos, para orientar os alunos em relação aos cuidados com o meio ambiente.

A professora da Secretaria Municipal de Educação (SME) e que atua na SEMA, Adriana Rodrigues Barra Rosa Ferreira, afirmou que nas escolas dos distritos, as conversas são adaptadas para a realidade dos alunos, envolvendo orientações de boas práticas na agricultura, especialmente quanto ao plantio e colheita. “Um dos temas que enfatizamos com a Biblioteca Móvel é o desperdício. Então para essas crianças vamos mostrar como a atividade rural pode ser conduzida para um melhor aproveitamento”, explicou.

Na terça-feira (2), o projeto irá atender 60 estudantes do 2º ano da Escola Municipal Armando do Rosário Castelo, localizada na Rua Alcina Alves Camargo, em Paiquerê. Terça-feira (3) é a vez da Escola Municipal Bento Munhoz da Rocha Netto, com a participação de 60 alunos que cursam do 2º ao 4º ano. A unidade fica na Rua Santos, 235, em Lerroville. E cerca de 30 alunos da Escola Municipal Jadir Dutra de Souza vão receber o projeto na sexta-feira (5), na Rua Reinaldo Benis, 34, Patrimônio Selva.

Educação de Jovens e Adultos – Outra iniciativa da SEMA, voltada aos estudantes da rede pública de ensino, é o “Ecocidadão nas Escolas”. A professora e idealizadora do projeto explicou que o tema selecionado para esta fase é “Maus-tratos aos Animais”.

Por isso, através de palestras e bate-papo com os alunos que cursam a Educação de Jovens e Adultos (EJA) no período noturno, tanto na rede municipal como estadual, Adriana apresenta aos estudantes a Lei de Crimes Ambientais, nº 9.605, de 1998. A legislação federal prevê penalização àqueles que provocarem dano ou prejuízo aos elementos que compõem o meio ambiente, inclusive os animais.

Adriana acrescentou que também serão citadas as datas comemorativas da próxima semana, que são: Dia Nacional das Abelhas (3 de outubro), Dia Mundial dos Animais (4 de outubro) e Dia Mundial das Aves (5 de outubro). “Serão palestras com intuito de sensibilizar, quanto à importância de proteger os animais, além de incentivar as denúncias ao órgão responsável”, detalhou.

Casos de maus-tratos aos animais podem ser denunciados na Gerência de Fiscalização da SEMA, por meio dos telefones 3372-4770 ou 3372-4771. O atendimento é realizado de segunda a sexta-feira, das 12 às 18 horas.

Na primeira fase do “Ecocidadão nas Escolas”, foi abordada a questão das queimadas. “O retorno dos professores e alunos nos surpreendeu. Recebemos cerca de 48 fichas avaliativas e, destas, 46 consideram o projeto como excelente. A recepção tem sido muito positiva”, comemorou a professora.

As atividades do “Ecocidadão nas Escolas” irá na segunda-feira (2) na Escola Municipal Senador Gaspar Velloso, na Rua Aliomar Baleeiro, 175, Conjunto Sebastião de Melo César. Devem participar 30 alunos da EJA. Terça-feira (3) o projeto estará na Escola Municipal Atanázio Leonel, com 90 alunos. A unidade fica localizada na Rua Eliza Izabel da Conceição, 148, Jardim São Jorge. E, na sexta-feira (5), 70 alunos do Colégio Estadual Herbert de Souza recebem as atividades. O colégio está situado na Travessa Iguaçu, 40, Vila Nova.

Parque Arthur Thomas – Alunos que cursam Biologia no Instituto Federal do Paraná (IFPR) irão até o Parque Arthur Thomas para o projeto “Descobrindo o Parque”. Conduzidos pelo professor Jorge Akira, os estudantes vão percorrer trilhas do parque, que é área de preservação da mata nativa localizada dentro da área urbana da cidade.

As visitas serão realizadas na segunda-feira (1), com início às 8h30. E na terça-feira (2), os alunos começam as trilhas às 14 horas. O acesso ao parque se dá pela Rua da Natureza, 155, Jardim Piza.

Etiquetas
Mostrar mais

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo
Compartilhamentos