Servidores recebem visita de cães do projeto “Amor em Pelo”
Animais, que atuam na interação com idosos institucionalizados, estiveram na Prefeitura, em comemoração ao Mês da Pessoa Idosa e dois anos do projeto
Os servidores municipais da Prefeitura de Londrina receberam uma visita muito especial, na tarde desta quinta-feira (4). Quatro cachorros do projeto “Amor em Pelo”, que promove interação entre os animais e idosos institucionalizados, visitaram diversos setores da prefeitura, com objetivo de que os funcionários conhecessem, na prática, um pouco do trabalho realizado.
A ação faz parte da programação do Mês da Pessoa Idosa e das comemorações dos dois anos do projeto, executado desde 2016 pela Secretaria Municipal do Idoso, em parceria com a ONG SOS Animal. Por meio da iniciativa, voluntários cedem seus cachorros para visitar e participar de atividades e exercícios com idosos de Instituições de Longa Permanência para Idosos (ILPIs). As visitas são monitorados por profissionais como psicólogos, fisioterapeutas e terapeutas ocupacionais que trabalham nestes espaços.
A secretária municipal do Idoso, Andrea Ramondini, ressaltou que o projeto tem trazido resultados muito positivos e apresentado progressos na saúde dos participantes. “Esta convivência melhora a interação e a socialização, mobilidade e até a depressão entre os idosos. É um amor incondicional que promove muitas alegrias. E hoje queremos que os servidores interajam com este trabalho e conheçam também as outras ações da secretaria”, disse.
Atualmente, as visitas aos idosos das ILPIs acontecem uma vez por semana em duas instituições: Lar das Vovós e Vovôs (Gilda Marconi) e Lar Maria Tereza Vieira. Em cada visita participam aproximadamente 100 pessoas. Antes de atuarem no projeto, os cães passam por uma avaliação veterinária, que observa se o animal está dentro do perfil adequado para conviver com os idosos e também se as condições sanitárias são adequadas, incluindo as vacinas que devem estar em dia. Ao todo, 30 voluntários estão cadastrados no projeto.
A veterinária da ONG SOS Vida Animal, Cristina Tanaka, destacou que o projeto proporciona aos idosos mais atividades e contato social. “A ideia é transmitir amor a eles, através da presença dos cachorros. Desde o primeiro dia a iniciativa surpreendeu, porque vimos pessoas que ficavam o dia inteiro na cama levantar para interagir com os cachorros. Elas levantam, fazem caminhada com eles, e até a fisioterapia com o animal ao lado”, contou.
Uma das voluntárias do projeto há mais de um ano, Tatiana Colasante, tem um cão da raça pug e esteve presente na sede na Prefeitura hoje. Ela disse que decidiu se voluntariar no projeto por saber dos benefícios que a convivência com os animais proporciona às pessoas. “Sempre gostei de cachorros, então resolvi levar este amor que o animal transmite para os idosos que estão nestas instituições. Estou muito feliz em participar, é muito gratificante esta troca, pois é bom tanto para os idosos quanto para nós que participamos.É uma hora do seu dia que faz uma diferença muito grande na vida das pessoas”, salientou.
A servidora municipal da Secretaria Municipal de Fazenda, Rafaella Rezende Campos de Oliveira, que participou da atividade com os cães na prefeitura, disse ter se sentido feliz com a visita dos cachorros, que alegraram o ambiente de trabalho. “Se para nós já foi muito boa esta interação, mesmo que rápida, imagina para os idosos que estão nestas instituições e que muitas vezes têm falta de amor e companheirismo”, frisou.
Outra servidora, Thais Almeida Prado, da Secretaria de Gestão Pública, gostou muito da iniciativa. “Foi gratificante receber a visita dos cachorros, pois trouxe alegria ao ambiente de trabalho. Ficamos aqui tão concentrados e muitas vezes até estressados, e este momento proporcionou relaxamento e descontração”, apontou.
A psicóloga e idealizadora do projeto, Renata Graner, explicou que a ideia da iniciativa é baseada na Terapia Assistida por Animais, na qual as abordagens terapêuticas têm como diferencial o uso de cães como coterapeutas. “Isto traz benefícios sociais, psicológicos, físicos e pedagógicos, também proporciona a melhora da sociabilidade e da mobilidade dos idosos, além de amenizar a depressão”, afirmou.
Como se voluntariar – Pessoas interessadas em levar seus cães para atuarem na iniciativa devem entrar em contato com a veterinária da ONG SOS Vida Animal, Cristina Tanaka, pelo celular (43) 99994-0726. Os cães devem ser dóceis e precisam estar com as vacinas em dia. No dia da visita, o transporte do animal até o local é de responsabilidade do guardião, bem como a higiene do cachorro, antes da visita. Dúvidas e informações sobre o “Amor em Pelo” podem ser obtidas no e-mail idoso.especial@londrina.pr.gov.br e pelo telefone (43) 3372-4187-4502.
Fotos: Vivian Honorato