Vila Cultural Triolé recebe oficina interativa de arte contemporânea
O público poderá participar da construção de uma obra, que será montada e desmontada nesta sexta-feira (30)
O projeto “Tecituras de Nós”, que convida a população a construir coletivamente uma instalação de arte contemporânea, realiza nesta sexta-feira (30) a penúltima atividade da programação. O encontroserá na Vila Cultural Triolé, a partir das 14h. Os interessados devem chegar meia hora antes ao local, que fica na rua EtieneLenoir, 155, na Vila Industrial. A atividade é gratuita e voltada para pessoas a partir de 15 anos.
Idealizado pela artista londrinense Ana Salai, o trabalho se desenvolve em torno de uma rede formada por tecidos, barbantes, papéis, TNT e outros objetos. Os participantes têm acesso a diversos materiais e são convidados a interagir e contribuir com a expansão da rede, que será montada e desmontada no mesmo dia. A atividade é baseada no conceito de arte relacional, que se refere às obras que dependem diretamente da participação do público. Além da instalação, o processo artístico inclui conversas, discussões e sensibilidades despertadas pela obra.
A artista Ana Salai também é professora de arte e sociologia formada pela Universidade Estadual de Londrina (UEL). A rede usada no projeto começou a ser desenvolvida por ela em 2016, a partir de um trabalho da graduação em artes visuais, e seguiu sendo expandida em diversos encontros e oficinas. Atualmente, o trabalho conta com a colaboração da artista visual Giovanna Clivati.
O projeto tem o apoio da Secretaria Municipal de Cultura, por meio do Programa Municipal de Incentivo à Cultura (Promic). A última montagem da instalação, que já passou por locais das regiões norte, leste e sul, será na Divisão de Artes Plásticas (DAP) da UEL, no dia 8 de dezembro.