Roda de música e conversa comemora o Dia do Samba
Dentre os assuntos da conversa, está a origem da data comemorativa, a gênese das rodas de samba
Neste sábado, dia 1º de dezembro, três artistas e pesquisadores de Londrina se reúnem numa boa roda para contar e cantar histórias sobre o samba, cujo dia nacional é celebrado no domingo (2). Juliana Barbosa, Paulo Vitor Poloni e Renato Forin Jr. conduzem um bate-papo aberto ao público sobre suas pesquisas acadêmicas e sobre suas experiências artísticas que passam pelo ritmo mais brasileiro.
Dentre os assuntos da conversa, está a origem da data comemorativa, a gênese das rodas de samba, o protagonismo de mulheres como Tia Ciata e Dona Ivone Lara, e as relações da música popular com outras artes, especialmente a literatura e o teatro.
Professores e alunos da Escola Canto da Lira também executam um repertório que passa por “Zé do Caroço” (Leci Brandão), “Lamento no Morro” (Tom Jobim e Vinicius de Moraes), “Maracangalha” (Dorival Caymmi) e a londrinense “Prelúdio do Dia” (Renato Forin Jr.). O evento, que também contará com uma feira de produtos artesanais, está agendado para as 17 horas na Escola de Música Canto da Lira (Rua Professor Samuel Moura, 507). A entrada é gratuita.
Prêmio Jabuti- Entre os participantes, o jornalista, escritor e pesquisador Renato Forin Jr. é ganhador do Prêmio Jabuti 2017, com o livro “Samba de Uma Noite de Verão”, publicação que contou com patrocínio da Secretaria Municipal de Cultura, por meio do Programa Municipal de Incentivo à Cultura ( Promic).