Epesmel Paiquerê realiza mostra de projetos
Exposição vai reunir produções dos alunos desenvolvidas durante todo o ano de 2018; evento é aberto ao público
Com o objetivo de apresentar os trabalhos desenvolvidos em 2018 pelos adolescentes e jovens, a Escola Profissional e Social do Menor de Londrina (Epesmel) realiza nos dias 12 e 13 de dezembro a primeira mostra de projetos da unidade de Paiquerê. Aberta à comunidade, a exposição acontece das 10h às 11h30 e das 14h às 16h30 na sede da unidade, na Rua General Osório, 425, distrito de Paiquerê.
Na ocasião, serão expostos trabalhos voltados a eixos temáticos desenvolvidos em aulas teóricas e oficinas, frutos dos serviços de “Qualificação Profissional” e “Convivência e Fortalecimento de Vínculos” ofertados pela instituição. As criações estarão em diferentes ambientes, com atividades interacionais, lúdicas e de experimentação.
A mostra é resultado do trabalho desenvolvido pela Epesmel em parceria com a Secretaria Municipal de Assistência Social por meio dos Centros de Referência de Assistência Social (Cras). Esta é a primeira vez que ela será realizada na unidade Paiquerê, diferentemente dos anos anteriores, quando as produções eram deslocadas e expostas em Londrina. Agora, a expectativa é envolver a comunidade e as famílias diretamente nos trabalhos.
Os aprendizes do curso formativo para auxiliar administrativo dão foco à empresa experimental “Lar Doce Lar”, que oferecerá compotas de doce de leite e doce de banana com baixo custo, produtos do máximo aproveitamento de recursos naturais. A iniciativa é resultado de um trabalho, feito em sala, que envolveu as temáticas de empreendedorismo, organograma, missão visão e valores, fluxo de caixa, sustentabilidade, rotinas administrativas e secretariado. Na mostra, os alunos irão conscientizar futuros investidores e consumidores sobre a importância de empresas de baixo custo, focadas na sustentabilidade.
Simultaneamente, o Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos apresentará trabalhos que versam sobre os temas: Copa do Mundo de Futebol, cultura e autoconhecimento, cultura e sociedade, consciência negra, sustentabilidade, meio ambiente e protagonismo social. Os eixos foram fios condutores do programa, desenvolvidos nos encontros diários e em oficinas de convívio com atividades voltadas a artes, bem estar, esporte, comunicação e cultura.
Segundo a pedagoga da Epesmel Paiquerê, Laís Novaes, os serviços prestados pela escola visam educação integral dos adolescentes e jovens. “Nosso programa tem como objetivo a formação integral do sujeito. Os percursos abordados são focados em temáticas sociais, divididos entre teoria e prática, para que assim eles conheçam efetivamente seus direitos e deveres na sociedade, sentindo-se parte dela como atores sociais”, destacou.
A mostra inclui ainda o resultado dos projetos “Escola de Trânsito” e “Fotografia como forma de Superação da Violência Contra Mulher – exposição fotográfica, espaço de Conhecimento e Defesa de Direitos da Mulher”. As abordagens foram trabalhadas por meio de aplicações cotidianas em criações a serem expostas no evento. São fotos, objetos, cartazes e banners que buscam sensibilizar os visitantes.
Epesmel Paiquerê – A Escola Profissional e Social desenvolve atividades em Paiquerê desde 2006, quando teve início o curso de Auxiliar Administrativo. Hoje, a instituição atende no distrito 63 adolescentes e jovens para qualificação profissional e 80 adolescentes no Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos.