Cidadão

Grupo “Viva Saúde” promove ações para uma vida saudável

Atividades incluem exercícios físicos, sessões de terapia coletiva e passeios

viva.saude.DPPara fechar 2018 com chave de ouro, o grupo Viva Saúde realiza na próxima quarta-feira (19) uma confraternização de encerramento. Na ocasião, haverá um show de prêmios e um café da manhã especial. Cada participante vai levar um prato de comida e uma prenda para contribuir com a festa, que acontece a partir das 8h em uma lanchonete próxima à Unidade Básica de Saúde (UBS) Vila Ricardo, responsável pelo Viva Saúde.

O grupo nasceu em janeiro de 2016 com o intuito de desenvolver atividades voltadas à promoção de um estilo de vida saudável. Atualmente, participam do projeto aproximadamente 25 idosos atendidos pela UBS Vila Ricardo, que promove encontros três vezes por semana em uma quadra comunitária do bairro.

O Viva Saúde é coordenado por cinco agentes comunitárias de saúde (ACSs) da UBS, e conta com apoio do Núcleo Ampliado de Saúde da Família (Nasf) e da Diretoria de Atenção Primária à Saúde (Daps), cujos servidores colaboram auxiliando nas atividades físicas e promovendo outras iniciativas.

viva.saude.D2De acordo com a agente comunitária de saúde Silvana Alves Olgado, uma das coordenadoras do “Viva Saúde”, o grupo surgiu com o objetivo de incentivar hábitos de vida saudável junto à comunidade, mas já foi muito além disso. “Pensando na associação de uma dieta balanceada à qualidade de vida, tomamos a iniciativa de criar o grupo, que tem dado muito certo. O Viva Saúde se tornou muito mais do que uma reunião de pessoas para fazer caminhada, ele representa uma comunidade onde os idosos criam vínculos de amizade e sentem prazer nas atividades”, revelou.

Às quartas-feiras, além da tradicional caminhada nos arredores da UBS, o Nasf coordena o desenvolvimento de alongamentos, exercícios aeróbicos, fortalecimento muscular, entre outros. Em datas comemorativas, o grupo realiza também atividades fora da região. São cafés da manhã, passeios ao ar livre no Parque Arthur Thomas, Jardim Botânico e até visitas ao cinema.

Além disso, quinzenalmente, a Daps promove junto aos idosos uma terapia coletiva. Sentados em roda, eles têm a oportunidade de compartilhar seus sentimentos e encontram apoio dos psicólogos da Diretoria e também dos colegas. “As conversas somam aos exercícios, promovendo uma melhor qualidade de vida com benefícios ao corpo e à mente. Nas sessões, eles têm a possibilidade de compartilhar sentimentos, aflições, falar abertamente sobre como se sentem e serem acolhidos uns pelos outros. Isso fortalece a memória e possibilita uma rede de amizade”, explicou Silvana.

Etiquetas
Mostrar mais

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo
Compartilhamentos