Destaques

Londrina apresenta saldo positivo na geração de empregos em 2018


Em novembro o saldo entre admissões e desligamentos foi positivo em 434 postos de trabalho e o saldo total de 2018 é de 494 novos empregos

Os dados do Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged), divulgados pelo Ministério do Trabalho, demonstraram uma evolução importante na geração de empregos em Londrina. A cidade registrou pelo quarto mês consecutivo uma evolução no emprego. Em novembro foram criados 434 postos de trabalho que, somados ao saldo positivo de 60 vagas no acumulado de 2018, resultaram em um saldo positivo de 494 vagas até agora. Comércio e serviço, com 300 e 187 vagas criadas respectivamente, foram os principais responsáveis pelo saldo de empregos positivo em novembro.

O secretário municipal do Trabalho, Emprego e Renda, Elzo Carreri, analisou os dados. “Temos notado a tendência nos últimos meses de reação ao momento de estagnação e crise pelo qual o país passou. Tivemos um ano de eventos que impactam a geração de emprego, como a Copa do Mundo e as eleições e, ainda em 2018, a greve dos caminhoneiros também impactou nesse quadro. A expectativa é de que os investimentos voltem em 2019 e que o saldo do Caged continue positivo. Em Londrina temos um reflexo, principalmente, dos setores de serviço e comércio, que movimentam a grande maioria do total das vagas. Quando eles vão bem o saldo fica positivo, quando não tem evolução nessas áreas o Caged registra uma retração”, explicou o secretário.

Carreri também destacou dois setores que estão com retração em 2018, mas que ele acredita em uma recuperação para o próximo ano. “A construção civil e a agropecuária foram os setores que tiveram a maior quantidade de desligamentos ao longo do ano. Com o aquecimento do mercado imobiliário e novas obras surgindo em Londrina, acredito que já no início do ano a construção civil reaja e volte a criar vagas. A agropecuária vive da safra e qualquer projeção neste momento pode ser precipitada. Precisamos aguardar um pouco, mas esperamos também que em 2019 a agropecuária dê uma resposta positiva. Se esses dois grandes setores voltarem a criar postos de trabalho Londrina tem tudo para superar em definitivo o período de crise”, aposta.

Foto: Arquivo

Mostrar mais

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo
Compartilhamentos